A SUMA TEOLÓGICA
DE SANTO TOMÁS DE AQUINO
EM FORMA DE CATECISMO
EM FORMA DE CATECISMO
CARTA DE S.S. BENTO XV AO AUTOR
Carlos Nougué
Dada em S. Pedro de Roma aos 5 de Fevereiro de 1919, no ano quinto de Nosso Pontificado
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PRIMEIRA PARTE
DEUS
Criador e Soberano Senhor de todas as coisas
I
DA EXISTÊNCIA DE DEUS
Há Deus?
Sim, Senhor (II).
Por que o dizeis?
Porque, se não o houvesse, não poderia existir coisa alguma. (II, 3).
Como o demonstrais?
Mediante
o seguinte raciocínio: O que necessariamente há de receber de Deus o
ser não existiria, se Deus não existisse. Assim é que coisa alguma pode
existir, exceto o mesmo Deus, se não recebe Dele a existência. Logo, se
não houvesse Deus, não poderia existir coisa alguma.
E como demonstrais que nenhuma coisa pode existir, exceto o mesmo Deus, se não recebe Dele a existência?
Desenvolvendo
o mesmo raciocínio: O que existe e pode não existir, depende, em última
análise, de alguma coisa que existe necessariamente, e a esta alguma
coisa chamamos Deus. Assim é que nada do que existe, exceto Deus, existe
por si mesmo, isto é, em virtude de forçosa exigência de sua natureza.
Logo, há de, necessariamente, receber de Deus a existência.
Por que dizeis que nada do que existe, exceto Deus, existe por si mesmo
Porque nenhum ser que necessita de alguma coisa, existe em virtude de exigências de sua natureza. Assim é que todos os seres, exceto Deus, necessitam de alguma coisa. Logo nenhum pode existir por si mesmo.
Por que os seres que necessitam de alguma coisa não podem existir por si mesmos?
Porque,
o que existe por si mesmo, não depende, nem pode depender de coisa
alguma, nem de pessoa alguma; e o que forçosamente necessita de alguma
coisa ou pessoa, dessa coisa ou pessoa depende.
E por que o ser que existe por si mesmo não depende, nem pode depender de qualquer pessoa ou coisa?
Porque no fato de existir per se já
vai incluída a posse atual de todas as perfeições, por virtude de sua
natureza e com absoluta independência: Não pode, portanto, receber coisa
alguma de fora.
Portanto, a existência dos seres contingentes é prova evidente da existência de Deus?
Assim é.
Que fazem, por conseqüência, os que o negam?
Sustentam a verdade da seguinte proposição: O ser que tudo necessita, de nada tem necessidade.
Isto, porém, é contraditório.
Evidentemente: Como é possível negar a existência de Deus sem se contradizer?
É, portanto, uma loucura negar a existência de Deus?
De verdadeira loucura se pode qualificar.
II
NATUREZA E ATRIBUTOS DE DEUS
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