Na
prática, o cristianismo primitivo deles é o entendimento que conseguem
retirar da Bíblia, isto é, eles plasmam um cristianismo primitivo a
partir da leitura que fazem da Bíblia.
Os
luteranos e anglicanos, por exemplo, lendo a Bíblia entendem que o
batismo deve ser ministrado também às crianças. Assim, eles crêem que
desde o início do cristianismo, as crianças eram batizadas.
O EMARANHADO DAS INTERPRETAÇÕES BÍBLICAS A PARTIR DA REBELIÃO PROTESTANTE |
Os cristãos adventistas, por exemplo, lendo a Bíblia entendem que o dia Santo do Senhor é o sábado e não o domingo. Assim, eles creem que desde o início do cristianismo, o sábado nunca deixou de ser o dia Santo do Senhor.
Além dos adventistas, as Testemunhas de Jeová lendo a Bíblia também entendem que a Santíssima Trindade não existe, então crêem que desde o início do Cristianismo nunca houve a fé na Santíssima Trindade.
Isto
acontece porque os protestantes ao longo dos séculos foram cada vez
mais se esquecendo da memória cristã, à medida que se enveredaram nos
labirintos do Livre Exame e da Sola Scriptura. Adotaram fundamentos que
criam ser possível levá-los ao conhecimento da Verdade, mas que na
prática cobriram seus olhos como um véu.
No
entanto, os primeiros cristãos nos deixaram o testemunho da sua fé (os
escritos patrísticos), para que jamais nos esquecêssemos da doutrina que
receberam dos Santos Apóstolos.
Já
que a proposta dos protestantes é o retorno ao Cristianismo Primitivo,
procuraremos neste artigo apresentar alguns poucos exemplos o que o
próprio Cristianismo primitivo diz de si mesmo.
O que o Cristianismo primitivo diz de si mesmo?
1. EUCARISTIA
Como
o protestantismo pode ser um retorno ás origens da fé, se a Igreja
Primitiva cria que na Eucaristia (Santa Ceia para os protestantes)
estava presente o verdadeiro sangue e corpo de Nosso Senhor, o que é
negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Não me agradam comida passageira,
nem prazeres desta vida. Quero pão de Deus que é carne de Jesus Cristo,
da descendência de Davi, e como bebida quero o sangue d'Ele, que é Amor
incorruptível". (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Romanos,
parágrafo 7, cerca de 80-110 d.C.
SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA - BISPO E MÁRTIR 107 d.C. |
"Esta
comida nós chamamos Eucaristia, da qual ninguém é permitido participar,
exceto o que creia que as coisas nós ensinamos são verdadeiras, e tenha
recebido o batismo para perdão de pecados e renascimento, e que vive
como Cristo nos ordenou. Nós não recebemos essas espécies como pão comum
ou bebida comum; mas como Cristo Jesus nosso
Salvador, que se encarnou pela Palavra de Deus, se fez carne e sangue
para nossa salvação, assim também nós temos ensinado que o alimento
consagrado pela Palavra da oração que vem dele, de que a carne e o
sangue são, por transformação, a carne e sangue daquele Jesus
Encarnado." - (São Justino, (Apologia, Cap. 66, cerca de 148-155 d.C.)
"Deus tem portanto anunciado que todos os sacrifícios oferecidos em Seu Nome, por Jesus Cristo, que está, na Eucaristia do Pão e do Cálice, que são oferecidos por nós cristãos em toda parte do mundo, são agradáveis a Ele." - (São Justino,Diálogo com Trifão, Cap. 117, 130-160 d.C.)
Como o protestantismo pode ser um retorno ás origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que o batismo pode ser ministrado também às crianças, o que é negado pela grande maioria da fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno ás origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que os santos podem ser venerados (não adorados!), o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria ser possível erguer imagens em honras dos Santos, que não eram ídolos mas memória dos amigos de Deus, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que o Bispo de Roma é o chefe de toda a Igreja de Cristo, que é única e visível, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que a Igreja de Roma era considerada a sede da Igreja de Cristo, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva não cria na Sola Scriptura e cria que a Sagrada Tradição dos Apóstolos e o Sagrado Magistério da Igreja, eram Palavra de Deus ao lado das Sagradas Escrituras, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que a Igreja é única e visível e não formada por todos os crentes, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que uma igreja só poderia ser considerada Igreja, se fosse apostólica, isto é, gerada através da sucessão dos apóstolos, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que o perdão dos pecados só poderia ser obtido através da confissão a um sacerdote, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva honrava Santa Maria como a Mãe de Deus, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que o matrimônio era indissolúvel e orientado à geração de filhos, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que o dia para a adoração do Senhor era o domingo, o que é negado pelos adventistas e ensinado pela a Igreja Católica?
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que a Igreja de Cristo se perpetua na terra através da sucessão dos apóstolos, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Nossos apóstolos conheciam, da parte do Senhor Jesus Cristo, que haveria disputas por causa da função episcopal. Por este motivo, prevendo exatamente o futuro, instituíram aqueles de quem falávamos antes, e ordenaram que, por ocasião de morte desses, outros homens provados lhes sucedessem no ministério. Os que foram estabelecidos por eles ou por outros homens eminentes, com a aprovação de toda a Igreja, e que serviram irrepreensivelmente ao rebanho de Cristo, com humildade, calma e dignidade, e que durante muito tempo receberam o testemunho de todos, achamos que não é justo demiti-los de sua funções. Para nós, não seria culpa leve se exonerássemos do episcopado aqueles que apresentaram os dons de maneira irrepreensível e santa. Felizes os presbíteros que percorreram seu caminho e cuja vida terminou de modo fecundo e perfeito. Eles não precisam temer que alguém os afaste do lugar que lhes foi designado. E nós vemos que, apesar da ótima conduta deles, removestes alguns da funções que exerciam de modo irrepreensível e honrado." (São Clemente, + 90, Primeira Carta aos Corínitos,44)
Enfim, como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que a Igreja de Cristo não era invisível, mas visível, e que se chama Igreja Católica, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Onde
quer que se apresente o Bispo, ali esteja também a comunidade, assim
como a presença de Cristo Jesus nos assegura a presença da Igreja
Católica"(Santo Inácio aos Esmirniotas - 107 DC)
"Deus tem portanto anunciado que todos os sacrifícios oferecidos em Seu Nome, por Jesus Cristo, que está, na Eucaristia do Pão e do Cálice, que são oferecidos por nós cristãos em toda parte do mundo, são agradáveis a Ele." - (São Justino,Diálogo com Trifão, Cap. 117, 130-160 d.C.)
"Eu não tenho nenhum prazer em você, diz o Senhor; e Eu não aceitarei os sacrifícios de suas mãos..." |
"Outrossim,
como eu disse antes, concernente os sacrifícios que vocês, naquele
tempo, ofereciam, Deus fala através de Malaquias, um dos doze, como
segue: 'Eu não tenho nenhum prazer em você, diz o Senhor; e Eu não
aceitarei os sacrifícios de suas mãos; do nascer do sol até seu ocaso,
meu Nome tem sido glorificado dentre os gentios; e em todo o lugar
incenso é oferecido em meu Nome, e uma oferta pura: Grande tem sido meu
nome dentre os gentios, diz o Senhor; mas você O profana.' Assim são os
sacrifícios oferecidos a Ele, em todo lugar, por nós os gentios, que são
o Pão da Eucaristia e igualmente a taça da Eucaristia, que Ele falou
naquele tempo; e Ele diz que nós glorificamos Seu nome, enquanto vocês O
profanam." (São Justino,Diálogo com Trifão, [41, 8-10], 130-160 d.C.)
"[Cristo]
declarou o cálice, uma parte de criação, por ser seu próprio Sangue,
pelo qual faz nosso sangue fluir; e o pão, uma parte de criação, ele
estabeleceu como seu próprio Corpo, pelo qual Ele completa nossos
corpos." (Santo Irineu de Lião, Contra Heresias, 180 d.C.)
"Assim
então, se a taça misturada e o pão fabricado recebem a Palavra de Deus e
tornam-se Eucaristia, que é dizer, o Sangue e Corpo de Cristo, que
fortifica e reconstrói a substância de nossa carne, como podem essas
pessoas dizer que a carne é incapaz de receber o presente de Deus que é a
vida eterna, quando isto é feito pelo Sangue e Corpo de Cristo, que são
Seu membro? Como o apóstolo abençoado diz em sua carta aos Efésios,
'Nós somos membros de Seu Corpo, de sua carne e de seus ossos' (Ef
5,30). Ele não está falando de forma 'espiritual' e de ' homem
invisível', 'um espírito não tem carne e ossos' (Lc 24,39). Não, ele
está falando do organismo possuído por um ser humano real, composto de
carne e nervos e esqueleto. Isto é este que é nutrido pela taça que é
Seu Sangue, e é fortificado pelo pão que é Seu Corpo. O talo da vinha
toma raiz na terra e futuramente dá frutos, e 'o grão de trigo cai na
terra' (Jo 12,24), dissolve, ascende outra vez, multiplicado pelo
Espírito de Deus, e finalmente depois é processando, é colocado para uso
humano. Esses dois então recebe a Palavra de Deus e torna-se
Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo." (Cinco Livros =
Desmascarando e Refutando a Falsidade)
"Somente
como o pão que vem da terra, tendo recebido a invocação de Deus, não é
mais pão comum, mas Eucaristia, consistindo de duas realidades, divina e
terrestre, assim nossos corpos, tendo recebidos a Eucaristia, não são
mais corruptíveis, porque eles têm a esperança da ressurreição." -
"Cinco Livros = Desmascarando e Refutando a Falsidade - especificamente a
Gnose". Livro 4,18; 4-5, cerca de 180 d.C.
"O
Sangue do Senhor, realmente, é duplo. Há Seu Sangue corpóreo, por que
nós somos redimidos da corrupção; e Seu Sangue espiritual, com que nós
somos ungido. Que significa: beber o Sangue de Jesus é compartilhar sua
imortalidade. O vigor da Palavra é o Espírito somente como o sangue é o
vigor do corpo. Do mesmo modo, como vinho é misturado com água, assim é o
Espírito com o homem. O Único, o Vinho e Água nutrido na fé, enquanto o
outro, o Espírito, conduzindo-nos para a imortalidade. A união de
ambos, entretanto, - da bebida e da Palavra, - é chamada Eucaristia,
digna de louvor e presente excelente. Aqueles que partilham disto na fé
são santificados no corpo e na alma. Pela vontade do Pai, a mistura
divina, homem, está misticamente unida ao Espírito e à Palavra." (São
Clemente de Alexandria, O Instrutor das Crianças". [2,2,19,4] + - 202.)
"A
Palavra é tudo para uma criança: ambos Pai e Mãe, ambos Instrutor e
Enfermeira. 'Comam minha Carne,' Ele diz, 'e Bebam meu Sangue.' O Senhor
nos nutre com esses nutrientes íntimos. Ele nos entrega Sua Carne, e
nos dá Seu Sangue; e nada é escasso para o crescimento de Suas crianças.
Oh mistério incrível!". (São Clemente de Alexandria, O Instrutor das
Crianças [1,6,41,3] + - 202.)
2. BATISMO DE CRIANÇAS E RECÉM-NASCIDOS
Como o protestantismo pode ser um retorno ás origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que o batismo pode ser ministrado também às crianças, o que é negado pela grande maioria da fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Ele
(Jesus) veio para salvar a todos através dele mesmo, isto é, a todos
que através dele são renascidos em Deus: bebês, crianças, jovens e
adultos. Portanto, ele passa através de toda idade, torna-se um bebê
para um bebê, santificando os bebês; uma criança para as crianças,
santificando-as nessa idade...(e assim por diante); ele pode ser o
mestre perfeito em todas as coisas, perfeito não somente manifestando a
verdade, perfeito também com respeito a cada idade" (Santo Irineu, ano
189 - Contra Heresias II,22,4).
"Onde
não há escassez de água, a água corrente deve passar pela fonte
batismal ou ser derramada por cima; mas se a água é escassa, seja em
situação constante, seja em determinadas ocasiões, então se use qualquer
água disponível. Dispa-se-lhes de suas roupas, batize-se primeiro as
crianças, e se elas podem falar, deixe-as falar. Se não, que seus pais
ou outros parentes falem por elas" (Hipólito, ano 215 - Tradição
Apostólica 21,16).
"A
Igreja recebeu dos apóstolos a tradição de dar Batismo mesmo às
crianças. Os apóstolos, aos quais foi dado os segredos dos divinos
sacramentos sabiam que havia em cada pessoa inclinações inatas do pecado
(original), que deviam ser lavadas pela água e pelo Espírito"
(Orígenes, ano 248 - Comentários sobre a Epístola aos Romanos 5:9)
"Do batismo e da graça não devemos afastar as crianças" (São Cipriano, ano 248 - Carta a Fido).
3. VENERAÇÃO DOS SANTOS E ANJOS
Como o protestantismo pode ser um retorno ás origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que os santos podem ser venerados (não adorados!), o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Ignoravam
eles que não poderíamos jamais abandonar Cristo, que sofreu pela
salvação de todos aqueles que são salvos no mundo, como inocente em
favor dos pecadores, nem prestamos culto a outro. Nós o adoramos porque é
o Filho de Deus. Quanto aos mártires, nós os amamos justamente como
discípulos e imitadores do Senhor, por causa da incomparável devoção que
tinham para com seu rei e mestre. Pudéssemos nós também ser seus
companheiros e condiscípulos!" (Martírio de Policarpo 17:2, +- 160 D.C).
"Vendo
a rixa suscitada pelos judeus, o centurião colocou o corpo no meio e o
fez queimar, como era costume. Desse modo, pudemos mais tarde recolher
seus ossos [de Policarpo], mais preciosos do que pedras preciosas e mais
valiosos do que o ouro, para colocá-lo em lugar conveniente. Quando
possível, é aí que o Senhor nos permitirá reunir-nos, na alegria e
contentamento, para celebrar o aniversário de seu martírio, em memória
daqueles que combateram antes de nós, e para exercitar e preparar
aqueles que deverão combater no futuro." (Martírio de Policarpo 18, +-
160 D.C)
4. IMAGENS SACRAS
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria ser possível erguer imagens em honras dos Santos, que não eram ídolos mas memória dos amigos de Deus, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
A cura da hemorroíssa, catacumbas dos Santos Pedro e Marcelino, Roma |
"Uma
vez que evoquei a lembrança desta cidade [Paneas], não considero justo
omitir uma narrativa digna de memória até para os pósteros. Com efeito,
diz-se ter sido oriunda deste lugar a hemorroíssa que, conforme narram
os santos evangelhos encontrou junto do Senhor a cura de seus males(cf.
Mt 9,20ss; Mc 5,25; Lc 8,43). Mostra-se na cidade sua casa, e subsistem
admiráveis monumentos da beneficência do Salvador para com ela.
Com efeito, sobre um rochedo elevado, diante das portas da casa, ergue-se uma estátua feminina de bronze. Ela
tem os joelhos dobrados, as mãos estendidas para a frente, em atitude
suplicante. Diante dela há outra estátua da mesma matéria, representando
um homem de pé, sobre uma coluna, parece brotar uma planta estranha que
se eleva até as franjas do manto de bronze; é o antídoto de doenças de
toda espécie.
Assegurava-se
que a estátua é imagem de Jesus; ela subsiste ainda até hoje, de sorte
que nós a vimos ao visitarmos a cidade" (Eusébio de Cesaréia, HE
VII,18,1-3. 375 DC)
"Não
é de admirar que outrora pagãos beneficiados por nosso Salvador, a
tenham erguido [a imagem do relato anterior], quando sabemos terem sido
preservados ícones pintados em cores dos apóstolos Pedro e Paulo e do
próprio Cristo. É natural, pois os antigos, segundo um uso pagão entre
eles observado, tinham o costume de honrá-los desta maneira sem
preconceitos, quais salvadores." (Eusébio de Cesaréia, HE VII,18,4. 375
DC)
"Igualmente
o trono de Tiago, o primeiro a receber do Salvador e dos apóstolos o
episcopado da Igreja de Jerusalém e freqüentemente nas Escrituras é
designado como irmão de Cristo (Gl 1,19; 1Cor 15,7; Mt 13,55), foi
conservado até hoje e os irmãos da região sucessivamente o cercaram de
cuidados. Deste modo realmente demonstram a todos a veneração que os
homens de outrora e os atuais dedicavam e ainda dedicam aos homens
santos, porque amados de Deus. Eis o referente a esta questão." (Eusébio
de Cesaréia, HE VII,19. 375 DC)
"... os demais Apóstolos eram como Pedro, mas o primado é dado a Pedro e a unidade da Igreja e da cátedra é assim demonstrada..." |
5. BISPO DE ROMA - CHEFE DE TODA A IGREJA DE CRISTO
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que o Bispo de Roma é o chefe de toda a Igreja de Cristo, que é única e visível, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Depois
da ressurreição, diz o Senhor: 'Apascenta as minhas ovelhas'. Assim o
Senhor edifica sobre Pedro a Igreja e lhe confia as suas ovelhas para
apascentá-las. Se bem que dê igual poder a todos os Apóstolos, constitui
uma só cátedra e dispõe, por sua autoridade, a origem e o motivo da
unidade. Por certo os demais Apóstolos eram como Pedro, mas o primado é
dado a Pedro e a unidade da Igreja e da cátedra é assim demonstrada.
Todos são pastores mas, como se vê, um só é o rebanho apascentado pelo
consenso unânime de todos os Apóstolos. Julga conservar a fé aquele que
não conserva esta unidade recomendada por Paulo? Confia estar na Igreja
aquele que abandona a cátedra de Pedro sobre a qual está fundada a
Igreja?" (Cipriano, +258, Sobre a Unidade da Igreja cap. 4)
6. IGREJA DE ROMA - SEDE DA IGREJA DE CRISTO
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que a Igreja de Roma era considerada a sede da Igreja de Cristo, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Com esta comunidade, de fato, dada a sua autoridade superior, é necessário que esteja de acordo toda comunidade, isto é, os fiéis do mundo inteiro" |
"Já
que seria demasiado longo enumerar os sucessores dos Apóstolos em todas
as comunidades, nos ocuparemos somente com uma destas: a maior e a mais
antiga, conhecida por todos, fundada e constituída pelos dois
gloriosíssimos apóstolos Pedro e Paulo. Mostraremos que a tradição
apostólica que ela guarda e a fé que ela comunicou aos homens chegaram
até nós através da sucessão regular dos bispos, confundindo assim todos
aqueles que querem procurar a verdade onde ela não pode ser encontrada.
Com esta comunidade, de fato, dada a sua autoridade superior, é
necessário que esteja de acordo toda comunidade, isto é, os fiéis do
mundo inteiro; nela sempre foi conservada a tradição dos apóstolos"
(Ireneu de Lião, +202, Contra as Heresias III,3,2).
"Ora,
sob [o episcopado de] Clemente, grave divergência surgiu entre os
irmãos de Corinto. A Igreja de Roma enviou aos coríntios importante
carta, exortando-os à paz e procurando reavivar-lhes a fé, assim como a
tradição que, há pouco tempo, ela havia recebido dos apóstolos."
(História Eclesiástica Livro IV, 6,3. Eusébio de Cesaréia, + ou - 317
d.C).
"... Não seria necessário (nesse caso) seguir o curso da tradição que transmitiram àqueles aos quais entregaram às Igrejas?... " |
7. A "SOLA SCRIPTURA"
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva não cria na Sola Scriptura e cria que a Sagrada Tradição dos Apóstolos e o Sagrado Magistério da Igreja, eram Palavra de Deus ao lado das Sagradas Escrituras, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Suponhamos
que se levante uma questão sobre algum importante ponto entre nós, e
não possamos recorrer às mais primitivas comunidades com as quais os
apóstolos mantiveram constante relacionamento, as quais aprenderam deles
o que é certo e claro a respeito dessa questão. O que aconteceria se os
próprios apóstolos não nos tivessem deixado escritos? Não seria
necessário (nesse caso) seguir o curso da tradição que transmitiram
àqueles aos quais entregaram às Igrejas?" (Santo Ireneu Bispo de Lião
(180), Contra as Heresias III,4,1.).
"E
quando, por nossa vez, os levamos [os hereges] à Tradição que vem dos
apóstolos e que é conservada nas várias igrejas, pela sucessão dos
presbíteros, então se opõe à Tradição, dizendo que, sendo eles mais
sábios do que os presbíteros, não somente, mas até dos apóstolos, foram
os únicos capazes de encontrar a pura verdade." (Santo Ireneu Bispo de
Lião (180), Contra as Heresias, III,2,1)
"Pois
é suficiente para provar nossa afirmação de que a Tradição veio até nós
por nossos pais, transmitida como uma herança, por sucessão dos
apóstolos e dos santos que os sucederam. Aqueles, por outro lado, que
mudaram suas doutrinas com novidades, necessitariam do suporte de
abundantes argumentos, se quisessem mostrar seus pontos de vista, não à
luz de homens controversos e instáveis, mas de homens de peso e firmeza.
Mas já que suas posições se apresentam sem fundamentos e sem provas,
quem é tão louco e tão ignorante para considerar os ensinamentos dos
evangelistas e apóstolos, e daqueles que sucessivamente brilharam como
luzes nas igrejas de menos força do que tais coisas sem sentido e sem
provas?" (São Gregório de Nissa (335-394), Contra Eunômio, 4,6).
"Sobre
os dogmas e querigmas preservados pela Igreja, alguns de nós possuímos
ensinamento escrito e outros recebemos da tradição dos Apóstolos,
transmitidos pelo mistério. Com respeito à observância, ambos são da
mesma força. Ninguém que seja versado mesmo um pouco no proceder
eclesiástico, deverá contradizer qualquer um deles, em nada. Na verdade,
se tentarmos rejeitar os costumes não escritos como não tendo grande
autoridade, estaríamos inconscientemente danificando os Evangelhos em
seus pontos vitais; ou, mais ainda, estaríamos reduzindo o querigma a
uma única expressão" (São Basílio Magno (329-379), O Espírito Santo,
27,36).
"Perguntando
eu com toda a atenção e diligência a numerosos varões, eminentes em
santidade e doutrina, que norma poderia achar segura para distinguir a
verdade da fé católica da falsidade da heresia, eis a resposta constante
de todos eles: quem quiser descobrir as fraudes dos hereges nascentes,
evitar seus laços e permanecer íntegro na sadia fé, há de resguardá-la,
sob o duplo auxílio divino: primeiro, com a autoridade da lei divina e
segundo com a tradição da Igreja católica. Ao chegar a este ponto,
talvez pergunte alguém: sendo perfeito como é o cânon das Escrituras e
suficientíssimo por si só para todos os casos, que necessidade há de se
acrescentar a autoridade da interpretação da Igreja? A razão é que,
devido à sublimidade da Sagrada Escritura, nem todos a entendem no mesmo
sentido, mas cada qual interpreta à sua maneira as mesmas sentenças, de
modo a se poder dizer que há tantas opiniões quantos intérpretes. De
uma maneira a expõe Novaciano, diversamente Sabélio, Donato, Ário,
Eunômio, Macedônio; de outra forma Fotino, Apolinário, Prisciliano; de
outra, ainda, Joviniano, Pelágio, Celéstio ou Nestório. Portanto, é
necessário que, em meio a tais encruzilhadas do erro, seja o sentido
católico e eclesiástico o que assinale a linha diretriz na interpretação
da doutrina dos profetas e apóstolos. E na própria Igreja Católica
deve-se procurar a todo custo que nos atenhamos ao que, em toda a parte,
sempre e por todos foi professado como de fé, pois isto é próprio e
verdadeiramente católico, como o diz a índole mesma do vocábulo, que
abarca a globalidade das coisas. Ora obte-lo-emos se seguirmos a
universalidade, a antigüidade e o consentimento. Pois bem: seguiremos a
universalidade se professarmos como única fé a que é professada em todo o
orbe da terra pela Igreja inteira; a antigüidade, se não nos afastarmos
do sentir manifesto de nossos santos pais e antepassados; enfim, o
consentimento, se na mesma antigüidade recorrermos às sentenças e
resoluções de todos ou quase todos os sacerdotes e mestres" (Vicente de
Lérins, +450, Comonitório).
8. IGREJA DE CRISTO - ÚNICA E VISÍVEL
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que a Igreja é única e visível e não formada por todos os crentes, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"A
Igreja é uma só, embora abranja uma multidão pelo contínuo aumento de
sua fecundidade. Assim como há uma só luz nos muitos raios do sol, uma
só árvore em muitos ramos, um só tronco fundamentado em raízes tenazes,
muitos rios em uma única fonte, assim também esta multidão guarda a
unidade da origem, se bem que pareça dividida por causa da inumerável
profusão dos que nascem. A unidade da luz não comporta que se separe um
raio do centro solar; um ramo quebrado da árvore não cresce; cortado da
fonte, o rio seca imediatamente. Do mesmo modo, a Igreja do Senhor, como
luz derramada, estende seus raios em todo o mundo e é uma única luz que
se difunde sem perder a própria unidade. Ela desdobra os ramos por toda
a terra com grande fecundidade; estende-se ao longo dos rios com toda a
liberalidade e, no entanto, é uma na cabeça, uma pela origem, uma só
mão imensamente fecunda. Nascemos todos do seu ventre, somos nutridos
com seu leite e animados por seu Espírito" (Cipriano, +258, Sobre a
Unidade da Igreja cap. 4)
"A
esposa de Cristo não pode ser adulterada: ela é incorrupta e pura, não
conhece mais que uma só casa, guarda com casto pudor a santidade do
único tálamo. Ela nos conserva para Deus e entrega ao Reino os filhos
que gerou. Quem se afasta da Igreja e se junta a uma adúltera, separa-se
das promessas da Igreja. Quem deixa a Igreja de Cristo não alcançará os
prêmios de Cristo. É um estranho, um profano, um inimigo. Não pode ter
Deus por Pai quem não tem a Igreja por mãe. Se alguém se pôde salvar,
dos que figuram fora da arca de Noé, também se salvará o que estiver
fora da Igreja 1... Torna-se adversário de Cristo quem rompe a paz e a
concórdia de Cristo... O Senhor diz: 'Eu e o Pai somos um'; está ainda
escrito do Pai e do Filho e do Espírito Santo: 'E estes três são um'2.
Quem crê nesta verdade fundada na certeza divina e adere aos mistérios
celestiais, não abandona a Igreja nem dela se afasta por causa da
diversidade de vontades que se entrechocam. Quem não mantém esta unidade
também não mantém a lei de Deus, a fé no Pai e no Filho. Não conserva a
vida, nem a salvação" (Cipriano, +258, Sobre a Unidade da Igreja cap.
4)
"Este
sacramento da unidade, este vínculo da concórdia que une
inseparavelmente, está indicado no Evangelho pela túnica de nosso Senhor
Jesus Cristo, que não foi dividida nem rasgada. Dentre os que
disputavam por sorteio a veste de Cristo, vestiria o Cristo quem a
recebesse íntegra e a possuísse como túnica incorruptível e indivisível.
A Escritura divina declara: 'Quanto à túnica, como era sem costura,
tecida numa só peça, disseram entre si: «Não a rasguemos, decidamos de
quem será por sorteio»'. Ela trazia a unidade vinda do alto, isto é, do
céu, do Pai, e que não pode ser quebrada por quem a recebe ou a possui,
sendo ganha por inteira... Quem rasga ou divide a Igreja de Cristo não
pode possuir a veste de Cristo. Por outro lado, enfim, quando Salomão
estava para morrer e seu reino havia de ser dividido, o profeta Aquias
dirigiu-se no campo ao rei Jeroboão com as vestes cindidas em doze
trapos, dizendo: 'Tira para ti dez destes trapos pois diz o Senhor: «Eis
que divido o reino nas mãos de Salomão. Dar-te-ei dez cetros; dois
ficarão com ele em vista de Davi, meu servo, e de Jerusalém, cidade
santa, onde colocarei o meu nome»'. O profeta Aquias rasgou sua veste
porque deviam ser divididas as doze tribos de Israel. Como, porém, o
povo de Cristo não pode ser dividido, sua túnica, tecida e coerente, não
é dividida pelos que a possuem. Íntegra, conjunta e indivisível, mostra
a concórdia do povo que vestiu o Cristo. No mistério e no sinal da
veste, a unidade da Igreja foi manifestada" (Cipriano, +258, Sobre a
Unidade da Igreja cap. 4)
"Quem
é tão ímpio e perverso, tão enlouquecido pelo delírio da discórdia que
julgue poder ou que ouse dividir a unidade de Deus, a veste do Senhor, a
Igreja de Cristo? O próprio Senhor adverte e ensina no Evangelho:
'Haverá um só pastor e um só rebanho'. Pensa alguém que em um só lugar
poderá haver muitos rebanhos e muitos pastores? Também o Apóstolo Paulo,
insinuando esta mesma unidade, suplica, exorta e recomenda: 'Rogo-vos,
irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais a mesma coisa
e não haja cisões entre vós. Sede propensos no mesmo espírito e à mesma
sentença'. Ainda outra vez: 'Suportai-vos mutuamente no amor da paz,
fazendo tudo para conservar a unidade do espírito no vínculo da paz'.
Acreditas que podes subsistir afastado da Igreja, procurando para ti
outras moradas? Disseram a Raab, que prefigurava a Igreja: 'Reune
contigo, em casa, teu pai, tua mãe, teus irmãos, toda a tua família. E
quem ultrapassar a porta de tua casa, responderá por si'. Do mesmo modo
como o mistério da Páscoa significa, na lei do Êxodo, a mesma unidade, o
cordeiro que é morto, figurando a Cristo, deve ser comido numa só casa.
Deus disse: 'Será comido em uma só casa. Não lanceis a carne fora de
casa'. A carne de Cristo, do Santo do Senhor, não pode ser lançada fora.
E não há para os fiéis outra casa senão a Igreja." (Cipriano, +258,
Sobre a Unidade da Igreja cap. 4)
9. A IGREJA DE CRISTO É APOSTÓLICA
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que uma igreja só poderia ser considerada Igreja, se fosse apostólica, isto é, gerada através da sucessão dos apóstolos, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Os
apóstolos receberam do Senhor Jesus Cristo o Evangelho que nos
pregaram. Jesus Cristo foi enviado por Deus. Cristo, portanto, vem de
Deus, e os apóstolos vêm de Cristo. As duas coisas, em ordem, provêm, da
vontade de Deus. Eles receberam instruções e, repletos de certeza, por
causa da ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, fortificados pela
palavra de Deus e com plena certeza dada pelo Espírito Santo, saíram
anunciando que o Reino de Deus estava para chegar. Pregavam pelos campos
e cidades, e aí produziam sua primícias, provando-as pelo Espírito, a
fim de instituir com elas bispos e diáconos dos futuros fiéis. Isso não
era algo novo: desde há muito tempo, a Escritura falava dos bispos e dos
diáconos. Com efeito, em algum lugar está escrito: "Estabelecerei seus
bispos na justiça e seus diáconos na fé." (São Clemente (+ 90), Primeira
Carta aos Corínitos,42)
"Nossos
apóstolos conheciam, da parte do Senhor Jesus Cristo, que haveria
disputas por causa da função episcopal. Por este motivo, prevendo
exatamente o futuro, instituíram aqueles de quem falávamos antes, e
ordenaram que, por ocasião de morte desses, outros homens provados lhes
sucedessem no ministério. Os que foram estabelecidos por eles ou por
outros homens eminentes, com a aprovação de toda a Igreja, e que
serviram irrepreensivelmente ao rebanho de Cristo, com humildade, calma e
dignidade, e que durante muito tempo receberam o testemunho de todos,
achamos que não é justo demiti-los de suas funções. Para nós, não seria
culpa leve se exonerássemos do episcopado aqueles que apresentaram os
dons de maneira irrepreensível e santa. Felizes os presbíteros que
percorreram seu caminho e cuja vida terminou de modo fecundo e perfeito.
Eles não precisam temer que alguém os afaste do lugar que lhes foi
designado. E nós vemos que, apesar da ótima conduta deles, removestes
alguns da funções que exerciam de modo irrepreensível e honrado." (São
Clemente (+ 90), Primeira Carta aos Corínitos,44)
"Depois
de ter assim fundado e edificado a Igreja, os bem-aventurados Apóstolos
transmitiram a Lino o cargo do episcopado... Anacleto lhe sucede.
Depois, em terceiro lugar a partir dos Apóstolos, é a Clemente que cabe o
episcopado... A Clemente sucedem Evaristo, Alexandre; em seguida, em
sexto lugar a partir dos Apóstolos, é instituído Sixto, depois
Telésforo, também glorioso por seu martírio; depois Higino, Pio,
Aniceto, Sotero, sucessor de Aniceto; e, agora, Eleutério detém o
episcopado em décimo segundo lugar a partir dos Apóstolos" (Ireneu de
Lião, +202, Contra as Heresias III,2,1s).
"[Os
Apóstolos] logo foram pelo mundo e pregaram a mesma doutrina da mesma
fé às nações. Eles, portanto, de modo semelhante, andaram pelas igrejas
em cada cidade, e dessas para todas as igrejas, uma após outra, e
transmitiram a tradição da fé e as sementes da doutrina, e a cada dia as
passavam adiante para constituírem igrejas. Certamente, é por causa
disso somente que foram capazes elas próprias de se considerarem
apostólicas, tendo sua origem nas igrejas apostólicas. Cada espécie de
coisa deve necessariamente voltar às suas origens para sua adequação.
Daí, as igrejas, embora sejam tantas e tão grandes, são ligadas a uma
única igreja primitiva [fundada] pelos apóstolos, delas todas [fonte].
Dessa maneira todas são primitivas e todas apostólicas, enquanto são
todas confirmadas por uma, [indissolúvel] unidade, por sua comunhão
pacífica, por característica de irmandade e por laço de hospitalidade,
privilégios que nenhuma outra norma determina senão que uma única
tradição do mesmo mistério." (Tertuliano, Prescrição Contra os Hereges,
20).
"A
Clemente [3º sucessor de São Pedro na Cáthedra de Roma] sucedeu
Evaristo; a Evaristo, Alexandre, depois, em sexto lugar desde os
apóstolos, foi estabelecido Xisto; logo, Telésforo, que prestou glorioso
testemunho; em seguida, Higino; após este, Pio, e depois, Aniceto.
Tendo sido Sotero o sucessor de Aniceto, agora detém o múnus espiscopal
Eleutério, que ocupa o duodécimo lugar na sucessão apostólica. Em
idêntica ordem e idêntico ensinamento na Igreja, a tradição proveniente
dos apóstolos e o anúncio da verdade chegaram até nós." (História
Eclesiástica Livro V, 6,4-5. Eusébio de Cesaréia, + ou - 317 d.C).
"Esses
mestres [Policarpo, Ireneu, Pápias, Justino, Clemente de Roma, Clemente
de Alexandria, entre outros pois a lista é grande], que guardaram a
verdadeira tradição da feliz doutrina recebida, como que transmitida de
pai a filho, oriunda imediatamente dos santos Apóstolos Pedro e Tiago,
João e Paulo (poucos são, contudo os filhos semelhantes aos pais),
chegaram até nossos dias, por dom de Deus, a fim de lançar as sementes
de seus antepassados e dos apóstolos em nossos corações" (História
Eclesiástica Livro V, 11,5. Eusébio de Cesaréia, + ou - 317 d.C).
10. - SOMENTE UM BISPO LEGÍTIMO PODE
ORDENAR OUTRO BISPO, OU PRESBÍTERO
Como
o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja
Primitiva cria que só poderia ser pastor da Igreja de Deus aquele que
recebesse este ministério através da ordenação sacerdotal das mãos de um
legítimo Bispo, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela
Igreja Católica?
"Origines
para atender a urgentes negócios eclesiásticos, foi à Grécia, e ao
atravessar a Palestina, em Cesaréia, recebeu dos bispos da região a
ordenação sacerdotal." (Eusébio de Cesaréia, HE VI,23,4. 317 DC)
11. CONFISSÃO DOS PECADOS
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que o perdão dos pecados só poderia ser obtido através da confissão a um sacerdote, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Dizem
eles [os hereges novacianos], porém, que prestam reverência ao Senhor, o
único a quem reservam o poder de remir os crimes. Pelo contrário,
ninguém lhe faz maior injúria do que aqueles que querem anular seus
mandamentos, rejeitar o encargo que lhes foi confiado. Pois se o próprio
Senhor Jesus diz em seu Evangelho: 'Recebei o Espírito Santo, e a quem
perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados, e a quem os retiverdes,
ser-lhe-ão retidos'(Jô 20,22-23). Quem é que o honra mais: aquele que
obedece a seus mandamentos ou aquele que resiste a eles?" (Santo
Ambrósio de Milão, Sobre a Penitência 2,6. 370 DC)
"Considera
também o seguinte: quem recebe o Espírito Santo, recebe o poder de
desligar e ligar pecados. Pois assim está escrito: 'Recebei o Espírito
Santo, e a quem perdoardes os pecados, ser-lhe-ão perdoados, e a quem os
retiverdes, ser-lhe-ão retidos'(Jô 20,22-23). Portanto, quem não pode
desligar o pecado, não tem o Espírito Santo. Com efeito, é um dom do
Espírito Santo a função do sacerdote; por outro lado, há um direito do
Espírito Santo no fato de desligar e ligar os crimes. Como, pois,
reivindicam os novacianos o dom daquele cujo direito e poder não
reconhecem?" (Santo Ambrósio de Milão, Sobre a Penitência 2,8. 370 DC)
"Porém
Deus não faz distinção; Ele prometeu sua misericórdia a todos e deu
permissão de perdoar a seus sacerdotes, sem uma única exceção." (Santo
Ambrósio de Milão, Sobre a Penitência 3,10. 370 DC)
"Que
sociedade podem então ter contigo [Jesus] estes que não aceitam as
chaves do Reino (cf. Mt 16,19), ao negarem que devem perdoar os
pecados?" (Santo Ambrósio de Milão, Sobre a Penitência 7,32. 370 DC)
"É
certamente isto que eles [os novacianos] confessam a seu próprio
respeito e com razão; de fato, não podem ter a herança de Pedro aqueles
que não tem a cátedra de Pedro, a qual despedaçam com uma ímpia divisão.
Contudo, é sem razão que negam também que na Igreja os pecados possam
ser perdoados." (Santo Ambrósio de Milão, Sobre a Penitência 7,33. 370
DC)
12. MARIA - CONCEBIDA SEM PECADO ORIGINAL
"Imaculada das Imaculadas" (Orígenes) |
Como
o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja
Primitiva cria que a Virgem Maria foi concebida sem pecado (Imaculada
Conceição), o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja
Católica?
"Ele
(=Jesus) era a arca composta por madeira incorruptível. Com efeito, o
seu tabernáculo (=Maria) era isento da podridão e corrupção" (Santo
Hipólito de Roma, Orat. Inillud. 220 DC).
"Esta
Virgem Mãe do Unigênito de Deus chama-se Maria, digna de Deus,
imaculada das imaculadas, sem par" (Origines, Homilia 1. 280 DC).
"Somente
Vós (=Cristo) e vossa Mãe sois mais belos do que qualquer outro ser. Em
ti, Senhor, não há mancha alguma; na tua Mãe nada de feio existe"
(Éfrem da Síria, Garmina Nisibena 27,8.).
"Que
arquiteto, erguendo uma casa de moradia, consentiria que seu inimigo a
possuísse inteiramente e habitasse?" (São Cirilo de Jerusalém, 208 DC).
"Maria,
uma virgem não profanada, Virgem tornada inviolável pela graça, livre
de toda mancha do pecado" (Santo Ambrósio de Milão, Sermão 22,30. 317
DC).
"Nem
se deve tocar na palavra 'pecado' em se tratando de Maria; e isto em
respeito Àquele de quem mereceu ser a Mãe, que a preservou de todo
pecado por sua graça" (Santo Agostinho, Sermão 215,3. 325 DC).
"Não
entregamos Maria ao diabo por condição original pois afirmamos que sua
própria condição original se anula pela graça da redenção." (Santo
Agostinho, Contra Juliano 4. 325 DC).
"Exceto
a Santa Virgem Maria, da qual não quero, por honra do que é devido ao
Senhor, suscitar qualquer questão ao se tratar de pecados, pois sabemos
que lhe foi concedida a graça para vencer por todos os flancos o pecado,
porque mereceu ela conceber e dar à luz a quem não teve pecado algum.
Exceto, digo a esta Virgem, se tivéssemos podido congregar todos os
santos e santas que aqui viviam e perguntássemos se jamais tinham
pecado, o que teriam respondido? (...) Não é verdade que teriam
unanimemente exclamado: 'Se dissermos que não pecamos, enganamo-nos, e a
verdade não está em nós'?" (Santo Agostinho, De Natura et Gratia 36,42.
325 DC).
13. MARIA - MÃE DE DEUS
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva honrava Santa Maria como a Mãe de Deus, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Maria,
a Santa Mãe de Deus e imaculada Virgem (...) concebeu do Espírito
Santo, sem semente viril, o próprio Deus Verbo; deu-O à luz sem perder a
sua integridade e, também depois do parto, conservou inalterada a sua
virgindade". (Concílio Regional de Latrão)
"[O
Verbo de Deus,] tendo-se encarnado da santa gloriosa Mãe de Deus e
sempre virgem Maria, nasceu dela" (II Concílio de Constantinopla, DS
422).
"Sob
a vossa proteção procuramos refúgio, santa Mãe de Deus: não desprezeis
as nossas súplicas, pois estamos sendo provados, mas livrai-nos de todo o
perigo, ó Virgem gloriosa e bendita" (Oração Egípcia. 211 DC).
"[Jesus]
não teve apenas a aparência, mas tinha carne de verdade recebida de
Maria, Mãe de Deus" (Alexandre de Alexandria, Epístola a Alexandre de
Constantinopla 12).
"A
Sagrada Escritura, como tantas vezes fizemos notar, tem por finalidade e
característica afirmar de Cristo Salvador estas duas coisas: que Ele é
Deus e nunca deixou de o ser, visto que é a Palavra do Pai, seu
esplendor e sabedoria; e também que nestes últimos tempos, por causa de
nós, se fez homem, assumindo um corpo da Virgem Maria, Mãe de Deus"
(Santo Atanásio de Alexandria, Da Trindade. 318 DC).
"Ó
Filho único e Verbo de Deus: sendo imortal, vos dignaste, pela nossa
salvação, encarnar-vos da Santa Mãe de Deus e sempre virgem Maria, vós
que sem mudança vos tornaste homem e foste crucificado, ó Cristo Deus,
que pela vossa morte esmagaste a morte; sois Um na Trindade, glorificado
com o Pai e o Espírito Santo. Salvai-nos!" (São João Crisóstomo, O
Monoghenis.).
14. MATRIMÔNIO INDISSOLÚVEL
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que o matrimônio era indissolúvel e orientado à geração de filhos, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Nós,
ou nos casamos desde o princípio para a única finalidade de gerar
filhos, ou renunciamos ao matrimônio, permanecendo absolutamente castos.
Para vos mostrar que a união promíscua não é um mistério que
celebramos, houve o caso que um dos nossos apresentou um memorial ao
prefeito Félix em Alexandria, pedindo-lhe que autorizasse seu médico
para cortar-lhe os testículos, pois os médicos daquele lugar diziam que
tal operação não podia ser feita sem permissão do governador. Félix
negou-se absolutamente a assinar o pedido e o jovem permaneceu solteiro,
contentando-se com o testemunho de sua consciência e o de seus
companheiros na fé." (São Justino de Roma, I Apologia Cap 29, cerca de
148-155 d.C.)
15. DOMINGO - O DIA DE ADORAÇÃO
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que o dia para a adoração do Senhor era o domingo, o que é negado pelos adventistas e ensinado pela a Igreja Católica?
"Depois
dessa primeira iniciação, recordamos constantemente entre nós essas
coisas e aqueles de nós que possuem alguma coisa socorrem todos os
necessitados e sempre nos ajudamos mutuamente. 2Por tudo o que comemos,
bendizemos sempre ao Criador de todas as coisas, por meio de seu Filho
Jesus Cristo e do Espírito Santo. 3No dia que se chama do sol,
celebra-se uma reunião de todos os que moram nas cidades ou nos campos, e
aí se lêem, enquanto o tempo o permite, as Memórias dos apóstolos ou os
escritos dos profetas. Quando o leitor termina, o presidente faz uma
exortação e convite para imitarmos esses belos exemplos. 5Em seguida,
levantamo-nos todos juntos e elevamos nossas preces. Depois de
terminadas, como já dissemos, oferece-se pão, vinho e água, e o
presidente, conforme suas forças, faz igualmente subir a Deus suas
preces e ações de graças e todo o povo exclama, dizendo: ?Amém?. Vem
depois a distribuição e participação feita a cada um dos alimentos
consagrados pela ação de graças e seu envio aos ausentes pelos diáconos.
6Os que possuem alguma coisa e queiram, cada um conforme sua livre
vontade, dá o que bem lhe parece, e o que foi recolhido se entrega ao
presidente. Ele o distribui a órfãos e viúvas, aos que por necessidade
ou outra causa estão necessitados, aos que estão nas prisões, aos
forasteiros de passagem, numa palavra, ele se torna o provedor de todos
os que se encontram em necessidade. Celebramos essa reunião geral no dia
do sol, porque foi o primeiro dia em que Deus, transformando as trevas e
a matéria, fez o mundo, e também o dia em que Jesus Cristo, nosso
Salvador, ressuscitou dos mortos. Com efeito, sabe-se que o crucificaram
um dia antes do dia de Saturno e no dia seguinte ao de Saturno, que é o
dia do Sol, ele apareceu a seus apóstolos e discípulos, e nos ensinou
essas mesmas doutrinas que estamos expondo para vosso exame." (São
Justino de Roma, I Apologia cap 67, cerca de 148-155 d.C.)
16. DEUTEROCANÔNICOS NÃO SÃO "APÓCRIFOS"
Como
o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja
Primitiva cria que os livros deuterocanônicos (I e II Macabeus, Judite,
Tobias, Eclesiástico Sabedoria de Sirácida) eram canônicos, o que é
negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Cânon
36 - Parece-nos bom que, fora das Escrituras canônicas, nada deva ser
lido na Igreja sob o nome 'Divinas Escrituras'. E as Escrituras
canônicas são as seguintes: Gênese, Êxodo, Levítico, Números,
Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, quatro livros dos Reinos1, dois
livros dos Paralipômenos2, Jó, Saltério de Davi, cinco livros de
Salomão3, doze livros dos Profetas4, Isaías, Jeremias5, Daniel,
Ezequiel, Tobias, Judite, Ester, dois livros de Esdras6 e dois [livros]
dos Macabeus. E do Novo Testamento: quatro livros dos Evangelhos7, um
[livro de] Atos dos Apóstolos, treze epístolas de Paulo8, uma do mesmo
aos Hebreus9, duas de Pedro, três de João, uma de Tiago, uma de Judas e o
Apocalipse de João.10 Sobre a confirmação deste cânon se consultará a
Igreja do outro lado do mar11. É também permitida a leitura das Paixões
dos mártires na celebração de seus respectivos aniversários12" (Concílio
de Hipona, 08.Out.393).
"Parece-nos
bom que, fora das Escrituras canônicas, nada deva ser lido na Igreja
sob o nome 'Divinas Escrituras'. E as Escrituras canônicas são as
seguintes: Gênese, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué,
Juízes, Rute, quatro livros dos Reinos, dois livros dos Paralipômenos,
Jó, Saltério de Davi, cinco livros de Salomão, doze livros dos Profetas,
Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Tobias, Judite, Ester, dois livros
de Esdras e dois [livros] dos Macabeus. E do Novo Testamento: quatro
livros dos Evangelhos, um [livro de] Atos dos Apóstolos, treze epístolas
de Paulo, uma do mesmo aos Hebreus, duas de Pedro, três de João, uma de
Tiago, uma de Judas e o Apocalipse de João12. Isto se fará saber também
ao nosso santo irmão e sacerdote, Bonifácio, bispo da cidade de Roma,
ou a outros bispos daquela região, para que este cânon seja confirmado,
pois foi isto que recebemos dos Padres como lícito para ler na Igreja"
(Concílio de Cartago III (397) e Concílio de Cartago IV (419)).
"Tratemos
agora sobre o que sente a Igreja Católica universal, bem como o que se
dever ter como Sagradas Escrituras: um livro do Gênese, um livro do
Êxodo, um livro do Levítico, um livro dos números, um livro do
Deuteronômio; um livro de Josué, um livro dos Juízes, um livro de Rute;
quatro livros dos Reis13, dois dos Paralipômenos; um livro do Saltério;
três livros de Salomão: um dos Provérbios, um do Eclesiastes e um do
Cântico dos Cânticos; outros: um da Sabedoria, um do Eclesiástico. Um de
Isaías, um de Jeremias com um de Baruc e mais suas Lamentações, um de
Ezequiel, um de Daniel; um de Joel, um de Abdias, um de Oséias, um de
Amós, um de Miquéias, um de Jonas, um de Naum, um de Habacuc, um de
Sofonias, um de Ageu, um de Zacarias, um de Malaquias. Um de Jó, um de
Tobias, um de Judite, um de Ester, dois de Esdras, dois dos Macabeus. Um
evangelho segundo Mateus, um segundo Marcos, um segundo Lucas, um
segundo João. [Epístolas:] a dos Romanos, uma; a dos Coríntios, duas; a
dos Efésios, uma; a dos Tessalonicenses, duas; a dos Gálatas, uma; a dos
Filipenses, uma; a dos Colossences, uma; a Timóteo, duas; a Tito, uma; a
Filemon, uma; aos Hebreus, uma. Apocalipse de João apóstolo; um, Atos
dos Apóstolos, um. [Outras epístolas:] de Pedro apóstolo, duas; de Tiago
apóstolo, uma; de João apóstolo, uma; do outro João presbítero, duas14;
de Judas, o zelota, uma. (Catálogo dos livros sagrados, composto
durante o pontificado de São Dâmaso [366-384], no Concílio de Roma de
382)
"Quais
os livros aceitos no cânon das Escrituras, o breve apêndice o mostra:
Cinco livros de Moisés, isto é, Gênese, Êxodo, Levítico, Números e
Deuteronômio. Um livro de Josué, filho de Num; um livro dos Juízes;
quatro livros dos Reinos; e Rute. Dezesseis livros dos Profetas; cinco
livros de Salomão; o Saltério. Livros históricos: um de Jó, um de
Tobias, um de Ester, um de Judite, dois dos Macabeus, dois de Esdras,
dois dos Paralipômenos. Do Novo Testamento: quatro livros dos
Evangelhos; quatorze epístolas do apóstolo Paulo, três de João, duas de
Pedro, uma de Judas, uma de Tiago; os Atos dos Apóstolos; e o Apocalipse
de João" (papa Inocêncio I, 20.02.405; Carta "Consulenti Tibi" a
Exupério, bispo de Tolosa).
17. SUCESSÃO DOS APÓSTOLOS
Como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que a Igreja de Cristo se perpetua na terra através da sucessão dos apóstolos, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
"Nossos apóstolos conheciam, da parte do Senhor Jesus Cristo, que haveria disputas por causa da função episcopal. Por este motivo, prevendo exatamente o futuro, instituíram aqueles de quem falávamos antes, e ordenaram que, por ocasião de morte desses, outros homens provados lhes sucedessem no ministério. Os que foram estabelecidos por eles ou por outros homens eminentes, com a aprovação de toda a Igreja, e que serviram irrepreensivelmente ao rebanho de Cristo, com humildade, calma e dignidade, e que durante muito tempo receberam o testemunho de todos, achamos que não é justo demiti-los de sua funções. Para nós, não seria culpa leve se exonerássemos do episcopado aqueles que apresentaram os dons de maneira irrepreensível e santa. Felizes os presbíteros que percorreram seu caminho e cuja vida terminou de modo fecundo e perfeito. Eles não precisam temer que alguém os afaste do lugar que lhes foi designado. E nós vemos que, apesar da ótima conduta deles, removestes alguns da funções que exerciam de modo irrepreensível e honrado." (São Clemente, + 90, Primeira Carta aos Corínitos,44)
"Depois
de ter assim fundado e edificado a Igreja, os bem-aventurados Apóstolos
transmitiram a Lino o cargo do episcopado... Anacleto lhe sucede.
Depois, em terceiro lugar a partir dos Apóstolos, é a Clemente que cabe o
episcopado... A Clemente sucedem Evaristo, Alexandre; em seguida, em
sexto lugar a partir dos Apóstolos, é instituído Sixto, depois
Telésforo, também glorioso por seu martírio; depois Higino, Pio,
Aniceto, Sotero, sucessor de Aniceto; e, agora, Eleutério detém o
episcopado em décimo segundo lugar a partir dos Apóstolos" (Ireneu de
Lião, +202, Contra as Heresias III,2,1s).
"E
quando, por nossa vez, os levamos [os hereges] à Tradição que vem dos
apóstolos e que é conservada nas várias igrejas, pela sucessão dos
presbíteros, então se opõe à Tradição, dizendo que, sendo eles mais
sábios do que os presbíteros, não somente, mas até dos apóstolos, foram
os únicos capazes de encontrar a pura verdade." (Contra as Heresias,
III,2,1, Santo Ireneu Bispo de Lião, + ou - 202 d.C)
"Foi
primeiramente na Judéia que eles (os Apóstolos escolhidos e enviados
por Jesus Cristo) implantaram a fé em Jesus Cristo e estabeleceram
comunidades. Depois partiram pelo mundo afora e anunciaram às nações a
mesma doutrina e a mesma fé. Em cada cidade fundaram Igrejas, às quais,
desde aquele momento, as outras Igrejas emprestam a estaca da fé e a
semente da doutrina; aliás, diariamente emprestam-nas, para que se
tornem elas mesmas Igrejas. A este título mesmo são consideradas
comunidades apostólicas, na medida em que são filhas das Igrejas
apostólicas. Cada coisa é necessariamente definida pela sua origem. Eis
por que tais comunidades, por mais numerosas e densas que sejam, não são
senão a primitiva Igreja apostólica, da qual todas procedem... Assim
faz-se uma única tradição de um mesmo Mistério" (Tertuliano, + 202, De
Praescriptione Haereticorum 2, 4-7.9).
18. A IGREJA DE CRISTO É VISÍVEL - É A LUZ DO MUNDO!
Enfim, como o protestantismo pode ser um retorno às origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que a Igreja de Cristo não era invisível, mas visível, e que se chama Igreja Católica, o que é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja Católica?
A Igreja de Cristo é VISÍVEL na terra, porém, INVISÍVEL nos céus. |
"Creio
na Igreja una, santa, católica e apostólica" (Concílios Ecumênicos de
Nicéia (325) e Constantinopla (381), Símbolo Niceno-Constantinopolitano)
"Extinguiram-se,
pois rapidamente as maquinações dos inimigos, confundidas pela atuação
da Verdade. As heresias, uma após outras, apresentavam inovações; as
mais antigas continuamente desvaneciam e desvirtuavam-se, de diferentes
modos, para dar lugar a idéias diversas e variadas. Ao invés, ia
aumentando e crescendo o brilho da única verdadeira Igreja católica,
sempre com a mesma identidade, e irradiando sobre gregos e bárbaros o
que há de respeitável, puro, livre, sábio, casto em sua divina conduta e
filosofia. [...] Além do mais, na época de que tratamos, a verdade
podia apresentar numerosos defensores, em luta contra as heresias
atéias, não somente através de refutações orais, mas também por meio de
demonstrações escritas." (História Eclesiástica IV, 7,13.15. Eusébio de
Cesaréia, + ou - 317 d.C).
"Tendo
se reunido um último concílio com o maior número possível de bispos, o
chefe da heresia de Antioquia [Paulo de Samósata] foi plenamente
desmascarado e por todos evidentemente inculpado de heterodoxia. Foi
excomungado da Igreja Católica espalhada sob o céu." (Eusébio de
Cesaréia, HE VII,29,1. 317 DC)
"A
Dionisio, a Máximo e a todos os que, pela terra habitada, exercem
conosco o ministério, aos bispos, aos sacerdotes, aos diáconos e a toda a
Igreja Católica, que há sob os céus" (Fragmento da Carta que os Bispos
da Palestina enviaram aos Bispos de Roma e Alexandria depois da
realização do Concílio Regional mencionado acima. 280 DC)
Conclusão
Como
pudemos ver o Protestantismo não é o retorno às origens da fé como diz
ser. A Igreja primitiva nada mais é do Igreja Católica no passado. Os
bispos da Igreja primitiva eram os bispos católicos, e hoje os bispos da
Igreja Católica são seus legítimos sucessores. O Protestantismo vive de
suas próprias fantasias, que são fruto de seu subjetivismo bíblico e
ignorância da memória deixada pelos primeiros cristãos.
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