Milagre o Testemunho da Verdade

sábado, 22 de março de 2014

As Obras




Bom Samaritano


Resposta dada a um protestante sobre as obras. Sobre um texto que eles usam e abusão, dizendo que a salvação não vem pelas obras, mas da fé em Jesus Cristo. 

Veja as obras que a bíblia diz que não justifica o homem, é a obra dos preceitos da lei, os mais de 600 preceitos judaicos, que para o homem ser justo teria que cumprir, isto inclui, o dizimo, os guardar os sábados, não entrar nas casas dos gentios, entre outros, pois Jesus cumpriu toda lei e os profetas, para que todo aquele que nele crê, seja justificado naquele que cumpriu estas coisas. 

Pedro no primeiro concílio falou, não vamos colocar estas cargas pesadas aos gentios que nem nós mesmos suportamos. Estas cargas estas obras a quem a bíblia relata, não tem nada ver com o ato de caridade e amor a qual, quem rejeita fazer perderá sua salvação, pela desobediência, pois Deus nos chama a caridade, fé sem obra é morta. A bíblia relata quem tem como fazer o bem e não faz peca. Veja para o homem ser salvo antes, ele precisaria cumprir estes 600 preceitos, e por isto poderia se vangloriar. Hoje sem necessariamente cumpri nada disto se crer e for batizado todos os meus pecados são perdoados, naquele momento. Isto é porque a morte na cruz de Jesus lhe justificou sem precisar destas obras. 

Mas uma vez batizado, devemos permanecer no amor de Cristo, para que não venha após ser batizado e restabelecida a amizade com Deus, não ter este laço perdido pela desobediência, endurecendo o coração para toda boa obra que vem de Deus. pois ninguém é bom só Deus, e é ele que nos chama a fazer a caridade ao próximo, que é sua imagem e semelhança, Deus estar em quem sofre, assim como Tiago diz se dou a paz, isto é a boa nova do evangelho para alguém e se ele estiver necessitado e nada faço, isto de nada me serviu, pois, não agir com bondade com quem sofre, é como dando e pregando a palavra sobre a bondade de Deus, e vendo que este homem a qual estou a falar, estar em grande necessidade, e se tenho como ajudá-lo e não dou estar bença temporal, não estou sendo servo de Deus, mais servo do diabo. Saiba que a bença financeira que Deus me tenha dado é para eu fazer uma benção também aos demais, sendo assim principalmente os ricos e os que tenham como ajudar os irmãos, todos são chamados a serem difusores das benças de Deus, e se tenho como fazer o bem, e não faço peco duas vezes. Peco em rejeitar a graça de Deus que me chama a fazer e praticar o amor ao próximo, peco desobedecendo a Deus, que em sua palavra nos manda dar a quem lhe pedir, ajudar aos necessitados, se não faço sou filho da desobediência, e se faço com amor, é porque a graça de Deus que estar em mim, me chamou e foi por esta  graça que pude fazer um ato de amor.  Assim todas as boas obras de fato, são feitas por causa de  Deus, e por isto ninguém poderá se vangloriar, mas se não faço rejeito a graça de Deus a qual nos chama constantemente a fazer e pode fazer a bondade. 

Antes da graça de ser filho de Deus pelo batismo, não podíamos fazer o bem que queríamos, mas sim o mau que não queríamos, Romanos 7, 19. Mas agora temos a graça de Deus, que nos chama para toda boa obra. sendo assim se não faço, é a graça de Deus que rejeito. Veja, a fé é uma das muitas graças de Deus, que sem a qual é impossível agrada-lo, e quanto mais ouço falar das maravilhas de Deus, mais aumento minha fé, mas esta fé, esta graça, não é certeza de salvação, e sim a possibilidade de com ela fazer a vontade do senhor, pois a fé é para fazer a vontade de Deus, que crendo nele, creio nas promessas, e creio que ele falou pelos profetas, e por intermédio de seu filho, devo usar estar fé para pôr em prática tudo aquilo que ele falou, devo cumprir esta boa obra, e é a graça de Deus que me dará a capacidade de faze-la. Então sendo assim a fé não é para eu ser filho da desobediência, mas da obediência. 

Por isto. "Nem todo aquele que me diz: `Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. (Mt 7,21-27). 



Deus nos Chama para á bondade. 

Quando Jesus prediz o futuro assim. Muitos o dirão naqueles dias pregamos, fizemos maravilhas em seu nome, e Jesus dirá apartai de mim servidores do mau, pois tive fome, nu, sede e não deste de comer, vestir e beber. Mais os que se deixaram ser lavados por Deus para toda boa obra, destes é o céu prometido os benditos do meu pai. Pois, não tem um ato de amor feita de verdade ao próximo, que este a qual fez, não poderia ter feito sem ser a própria graça de Deus que tenha o chamado. E por isto, Deus é glorificado na luz das atitudes de seus santos, são o sal do mundo. São pelas suas vidas que se reconhecerão os santos do altíssimo. O senhor é glorificado naqueles que a graça os chamou para toda boa obra,  a qual devemos viver, assim aqueles que deixam ser guiados por Deus, vivem nas virtudes cristãs, a quais o Espirito Santo o chama. Os santos são aqueles que não colocarão obstáculos  ação divina, foram doceis e maleáveis aos designos de Deus, deixaram ser levados para toda boa obra, vivendo nas virtudes e na santidade a qual Jesus diz sejam santos como eu e o pai é santo. Assim como São Paulo falou sejam meus imitadores como eu sou de Cristo, e isto é viver nas virtudes e ter compaixão do próximo, assim como seu senhor o teve. 



"Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" (Atos 20,35). 

De que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? 

15. Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, 
16. e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? 
18. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 
19. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem. 


26. Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta. 


São Tiago, 2 

Mas tu, quando fizeres dádivas de misericórdia, não deixes a tua esquerda saber o que a tua direita está fazendo, 4 para que as tuas dádivas de misericórdia fiquem em secreto; então o teu Pai, que está olhando em secreto, te pagará de volta. (Mateus 6) 

As seitas possuem uma confiança (fé fiducial) condenada por I Coríntios 9,27:“...Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de ter pregado aos outros.” 

Lembre-se: 

O demônio também crê e treme. 

Fé sem Obras e Obras sem Fé não valem nada. 

“... Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. “ ( Mateus 7-21ss) 

Devemos ser difusores das benças de Deus. Veja, Deus é dono de tudo de tudo mesmo, de todo ouro, de toda prata, de toda terra, se o senhor teu Deus lhe abençoou com coisas semelhantes, lembre-se que vc é um administrador delas, e o que o senhor pede que vc faça é, que não pensas e não olhe apenas para o seu umbigo, para que vc não seja um servo mau e cruel, e com a mesma compaixão que o senhor teve contigo tenha com os demais. Tenha em sua mente que tudo aquilo que vc gostaria que lhe fizeste em certa situação, façam também assim aos demais.

A Parábola do Bom Samaritano

25. Levantando-se um doutor da lei, experimentou-o, dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26. Respondeu-lhe Jesus: Que é o que está escrito na Lei? como lês tu? 27. Respondeu ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua força e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. 28. Replicou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isso, e viverás. 29. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? 30. Prosseguindo Jesus, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores que, depois de o despirem e espancarem, se retiraram, deixando-o meio morto. 31. Por uma coincidência descia por aquele caminho um sacerdote; quando o viu, passou de largo. 32. Do mesmo modo também um levita, chegando ao lugar e vendo-o, passou de largo. 33. Um samaritano, porém, que ia de viagem, aproximou-se do homem e, vendo-o, teve compaixão dele. 34. Chegando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma hospedaria e tratou-o. 35. No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse: Trata-o e quanto gastares de mais, na volta eu te pagarei. 36. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? 37. Respondeu o doutor da lei: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Disse-lhe Jesus: Vai-te, e faze tu o mesmo.

Deus nos chama a juntar riquezas no céu, com as riquezas que pertencem a ele. No versículo abaixo Jesus nos chama, a querer fazer amigos com a riquezas injustas, isto é, porque o que nós temos não nos pertencem é de Deus, e é o dono que manda dar, se vc é um servo do senhor,e não faz isto sois um servo mau e infiel.

9.Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos.
10.Aquele que é fiel nas coisas pequenas será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes.
11.Se, pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras? 

12.E se não fostes fiéis no alheio, quem vos dará o que é vosso?. (São Lucas, 16).



 A fé é uma graça para fazer a vontade de Deus.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.