Milagre o Testemunho da Verdade

sábado, 8 de novembro de 2014

As procissões são bíblicas



Sobre as procissões são bíblicas sim, alem das imagens, purgatório entre tantas objeções contra os Católicos, todas são  infundadas em maus interpretações daqueles que lé um texto sem terminá-lo, tomando atitude e opinião antecipada, caindo no ridículo para aqueles que estudaram o contexto bíblico e histórico.

Por exemplo as procissões

As sagradas escrituras faz claramente distinção das procissões feitas para os Deuses falsos das feitas para o verdadeiro Deus, alem  da  clara existência de procissão em honra aos servos do altíssimo.

Veja:
No antigo testamento:

1.º – “Viram as tuas procissões, ó Deus, as procissões do meu Deus, do meu Rei, no santuário: os cantores à FRENTE, ATRÁS os músicos, NO MEIO as jovens, soando tamborins. Lá está Benjamim, o mais novo, conduzindo os príncipes de Judá, com vestes coloridas, os príncipes de Zabulon, os príncipes de Neftali” (Sl 67, 25-26. 28).


2.º – “Mandei então que subissem à muralha os chefes de Judá e organizei dois grandes coros. O PRIMEIRO CAMINHAVA NO ALTO DA MURALHA, para a DIREITA, EM DIREÇÃO da porta do Esterco; ATRÁS dele iam Osaías e a metade dos chefes de Judá - como também Azarias, Esdras, Mosolam, Judá, Benjamim, Semeías e Jeremias, escolhidos dentre os sacerdotes e levando trombetas; DEPOIS Zacarias, filho de Jônatas, filho de Semeías, filho de Matatias, filho de Micas, filho de zacur, filho de asaf, com seus irmãos Semeías, Azareel, Malalai, Galalai, Maai, Natanael, Judá, Hanani, com instrumentos musicais de Davi, homem de Deus. E Esdras, o escriba, ia na FRENTE deles. - Chegando à porta da fonte, SUBIRAM EM LINHA RETA DIANTE DELES pelas ESCADARIAS da cidade de Davi, pelo ALTO da muralha, e pela SUBIDA do palácio de Davi, até a PORTA das águas, ao oriente. O SEGUNDO CORO CAMINHAVA para a ESQUERDA: eu o segui, com a outra METADE DOS CHEFES DO POVO, pelo ALTO da MURALHA, PASSANDO por CIMA da TORRE DOS FORNOS, até a MURALHA LARGA; depois, PASSANDO por CIMA da PORTA de EFRAIM, da PORTA dos PEIXES, da TORRE de HANANEEL e da TORRE dos CEM, até a PORTA das OVELHAS; paramos na PORTA da GUARDA” (Ne 12, 31-39).

3.º – Deus disse então a Josué: “Vê! Entrego nas tuas mãos Jericó, o seu rei e os seus homens de guerra. Vós, todos os combatentes, DAI VOLTA AO REDOR DA CIDADE; PASSAI E DAI VOLTA A CIDADE, e os guerreiros marcham DIANTE DA ARCA DE DEUS. Foi feito como Josué havia dito ao povo. SETE SACERDOTES levando as sete trombetas de chifre de carneiro DIANTE de Deus, PASSARAM e tocaram as trombetas; e a Arca da Aliança de Deus vinha ATRÁS deles. Os guerreiros iam na FRENTE dos sacerdotes que tocavam as trombetas, e a retaguarda seguia ATRÁS da Arca; e marchando, tocavam as trombetas” (Js 6. 2-3.7-9).

4.º – “Desceram, pois, o sacerdote Sadoc, o profeta Natã, Banaías, filho de Joiada, os cereteus e os feleteus. Fizeram Salomão montar na mula do rei Davi e o conduziram a Gion. O sacerdote Sadoc apanhou na Tenda o chifre e o óleo e ungiu Salomão; soaram a trombeta e TODO O POVO gritou: “Viva o rei Salomão!” Depois, TODO O POVO subiu ATRÁS dele, tocando flautas e exultando com tão grande júbilo, que a terra se fendia com seus clamores” (1Rs 1, 38-40).

Veja a Arca da Aliança, foi levada em procissão, ela continha imagens ocas, que não falam, imagens que vocês protestantes dizem que é proibido, só vocês, porque Deus mandou fase-las, a diferença é que nós Católicos entendemos a proibição e vocês não, a Arca era um simbolo da verdadeira Arca que é Nossa Senhora, pois a arca carregava dentro, um simbolo uma referencia clara a Jesus, um pedaço de madeira, o pão que caiu do céu e as tabuas da lei, referencias a Jesus que é o pão vivo que veio do céu, a lei o verbo de Deus, sendo assim Maria é  a própria Arca da Aliança que nela foi gerado o filho de Deus, Deus dentro dela, sendo ela assim a legitima Arca da Aliança a onde ela ia, Deus ia junto, Maria sinal da presença de Deus, assim foi quando criança, aos seu desenvolvimento aos braços da mãe era  levado, assim quando adulto, nas bordas de Canaã e  com 30 anos com Maria esteve, e apenas 3 anos e meio dela saiu para o mundo salvar.

Então quando em procissão carregamos uma imagem de Maria, é como carregar um simbolo da Arca da Aliança, que é Maria, ela não é um simbolo como a Arca do velho testamento, porque ali  era um espelhos dos acontecimentos futuros, nela foi cumprido e nela realmente Deus se instalou como em um tabernáculo, por isto  em Hebreus 9, 12, estar escrito que o Senhor  viria no  tabernáculo mais excelente e perfeito, não construído por mãos humanas, nem mesmo deste mundo" (Hebr 9, 12).

Em relação a prestar homenagens e gestos de honra e amor aos servos e amigos de Deus, não é mais do que prestar uma maior honra a Deus, pois se fazemos isto é por eles terem vividos  e praticado a vontade do senhor aqui na terra, ao ponte de perder suas vidas por amor a Jesus Cristo. 

Vemos Gestos bíblicos a esta realidade em relação a Salomão entre tantos outros, quando o povo grita “Viva o rei Salomão!” Depois, TODO O POVO subiu ATRÁS dele, tocando flautas e exultando com tão grande júbilo, que a terra se fendia com seus clamores” (1Rs 1, 38-40). Salomão era apenas um ser humano, servo e amigo de Deus, Maria é Rainha,  Mãe  do Rei dos Reis, Deus forte Pai da eternidade e Príncipe da Paz.

O próprio Jesus declara que Israel não terá paz até que honre, elogie, aceite e diga bendito  aquele que vem em Nome do Senhor, bendito São Paulo, São Pedro, bendito estes e todo aquele que faz a vontade de Deus e o busca e o ama.

Os  Salmos , nos lembra Bendito seja quem vem em Nome do SENHOR. Da Casa do Eterno nós vos abençoamos. As Escrituras rendem louvores a Maria, Ave Saudação dada aos Reis, Bendita , também saudação dada a Deus, bem aventurado  saudação dada aos que fazem a vontade de Deus. Da mesmo forma que os inimigos de Deus trataram mau seu filho, imagine seus servos, mas é de outra forma que os amigos de Deus tratam seu filho, assim como seus enviados,  existe uma diferença da forma dos fies a Deus tratar seus enviados em relação  aos seus inimigos. um trata com louvores, cantam e saudações, o outros com injurias, e perseguições.

No novo testamento não é diferente, e o povo seguia em  procissão.

NOVO TESTAMENTO:
1.º – “A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores e os espalhavam pelo caminho, MULTIDÕES que O PRECEDIAM e os que o SEGUIAM gritavam: Hosana ao Filho de Davi...” (Mt 21, 8-9).

2.º – “Enquanto o levavam, tomaram um certo Simão de cirene, que vinha do campo, e impuseram-lhe a cruz para levá-la ATRÁS de Jesus. GRANDE MULTIDÃO DO POVO O SEGUIA, como mulheres que batiam no peito e se lamentavam por causa dele” (Lc 23, 26-27).

3.º – O apostolado de Jesus foi uma PROCISSÃO contínua.

a) “Ao descer da montanha, SEGUIAM-NO MULTIDÕES NUMEROSAS” (Mt 8,1).

 b) “Jesus, ouvindo isso, partiu dali, de barco para um lugar deserto, afastado. Assim que as multidões o souberam, vieram das cidades, SEGUINDO-O a pé” (Mt 14, 13).

 c) “Depois disso , ele andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. OS DOZE o acompanhavam, assim como ALGUMAS mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, chamada Madalena da qual haviam saído sete demônios, Joana, mulher de Cuza, o procurador de Herodes, Susana e VÁRIAS outras, que o serviam com seus bens” (Lc 8, 1-3).
O católico tem o dever de manifestar publicamente a sua fé, lembrando-se das terríveis palavras de Jesus Cristo: “De fato, aquele que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e de minhas palavras, também o filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos” (Mc 8, 38).

Católico, PERGUNTE aos Protestantes sobre a MARCHA PARA JESUS. Não é isso um COPIAR as PROCISSÕES CATÓLICAS?
A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 (Londres, Inglaterra).
Não deveria acontecer... porque não existe na Bíblia NENHUMA PASSAGEM que menciona a Marcha para Jesus.
Não seria isso “idolatria” ou “marchalatria”?
Eles poderiam dizer que é para Jesus; portanto, não é idolatria.

Só que a procissão católica mais criticada por eles é a de CORPUS CHRISTI (Corpo de Deus), que chamam desrespeitosamente de procissão do “bolachão”.

Católico, se a Santíssima Eucaristia fosse um “bolachão”, isto é, um simples alimento de supermercado; será que São Paulo Apóstolo USARIA de tão SEVERAS PALAVRAS com quem a RECEBESSE INDIGNAMENTE? “Por conseguinte, que cada um EXAMINE a SI MESMO ANTES de COMER desse PÃO e BEBER desse CÁLICE, pois aquele que come e bebe SEM DISCERNIR o CORPO, COME e BEBE a PRÓPRIA CONDENAÇÃO” (1 Cor 11, 28-29).

As procissões são um costume bíblico, elas nos lembram que estamos na terra em peregrinação, marchando para a pátria eterna, nossa verdadeira casa, em Cristo Jesus.

Em nossas procissões, as imagens representam Cristo, Maria, o Espírito Santo, a Trindade ou algum (a) santo (a), nosso(a) irmão (a) intercessor (a) (Hb 12,1), que caminha conosco enquanto peregrinamos na terra.

As imagens representam a presença dessas pessoas, como a Arca representava a presença de Deus.
Como a Arca era venerada, e por conseguinte seus anjos também, veneramos as representações sagradas de nossos irmãos heróis (Hb 6,12) na fé ou de Maria e Cristo, ao vê-las e rezar diante delas elevamos nossa mente ao céu, e os santos que não cessam de interceder por nós e pela redenção da humanidade (Ap 6,9-11)(Apoc 8,3-4) ,(Mt 18,10), oferecem nossas preces ao Pai (Apo 5,8), pelo único Mediador da Salvação (ITim 2,5) ,Jesus Cristo, Senhor Nosso.

 E assim como o povo de Israel diante da escultura da serpente de bronze (Num 21 8-9), Deus nos comunica suas graças através de suas imagens sagradas.

A Igreja é o Corpo de Cristo, sendo a Igreja seu corpo, e se ele é o único intercessor, logo também  a Igreja é a unica intercessora aqui na terra para levar os homens a Deus, e ela é também formada pelos santos que fazem e fizeram a vontade de Deus, sendo o corpo uma unica coisa, somos com ele uma só coisa, sua Igreja que Cristo é  cabeça, Logo a Igreja é intercessora pela natureza daquele que é, que veio interceder pela redenção humana, logo o resto do corpo obedecem a ordem do membro principal a interceder pelos homens, por isto São Paulo diz que os chamados a serem santos devem fazer orações, intercessões por todos, pois quando a Igreja intercede é Cristo intercedendo, já que a Igreja é Cristo seu corpo. Quando estamos unidos a Cristo, no amor e obediência, o pai nos ouve porque como Cristo ele mesmo nos ama. Os santos são membros da Igreja, logo intercessor, pois se Cristo é o único intercessor, sendo a Igreja corpo dele logo  todos que permanecem na Igreja é Cristo e intercessor. Conclusão quando a Igreja intercede e os santos, Deus os ouve pois é Cristo e por Causa de Cristo, e é sempre Cristo orando.

João 17.
¶ E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
João 17:20-23

Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai;
Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.
João 16:26-27

Aqui Jesus diz aos  seus santo, que por terem o amado e acreditado nelo e feito a sua vontade, o próprio Pai os ama, e  Jesus diz que nem precisará rogar por eles, pois as suas orações são ouvidas por Deus.

Pois a vontade dos que amam a Deus, é fazer vontade do pai, estando assim e por isto, eles pedem aquilo que o pai quer, e é Cristo que diz em relação a eles, perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.