Milagre o Testemunho da Verdade

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Circo de Nero: de matadouro de cristãos a Sede da fé católica

nero_cesar
Era, então, o século I. O Imperador de Roma queria se divertir. Não havia vídeo-game, nem Netflix, nem livros de colorir para adultos… Restavam a Nero César Augusto as surubas e o sadismo. Sem moral e sem limites, ele costumava se deleitar com a humilhação, tortura e morte de cristãos em seu circo macabro, localizado na colina vaticana.
Quando caía a noite, o Circo de Nero era muitas vezes iluminado por tochas humanas: cristãos amarrados em postes, sendo consumidos lentamente pelo fogo. De dia, as atrações eram as mais variadas. Alguns de nossos irmãos eram fantasiados como animais selvagens (com trajes de urso, tigre, leopardo etc.) e, jogados à arena, eram perseguidos e abatidos a flechadas, por “caçadores” habilidosos.
Os anos se passaram. Quem sabe, em algum lugar no mundo dos mortos (talvez um lugar bem quente), Nero tenha ficado abismado ao saber que, pouco mais de 200 anos após a sua morte, no lugar do seu amado circo de terror fora construído o templo principal da fé cristã. #ChupaNero
No ano 324, o Imperador Constantino inaugurou a primeira Basílica de São Pedro, cujo altar principal ficava sobre o túmulo do mesmo Apóstolo. O desenho abaixo mostra o local dessa antiga Basílica (que foi demolida anos mais tarde para a construção da atual Basílica, como já contamos aqui).
basilica_vaticano
Quis o Senhor que o trono de Pedro Apóstolo fosse construído sobre um terreno regado com o sangue precioso dos mártires – homens, mulheres e crianças que deram seu testemunho de amor e fé até o fim. Portanto, se um dia você tiver a graça de visitar o Vaticano (eu ainda não tive), não tenha pudor de, já na entrada da praça de São Pedro, se abaixar e beijar devotamente aquele solo santo!
A construção da Basílica de São Pedro apenas veio confirmar, visivelmente, algo que já era uma realidade havia muitos anos: a sede da fé cristã fora transferida de Jerusalém, o coração do judaísmo, para Roma, o centro do paganismo. E assim foi cumprida a profecia de Cristo sobre Israel:
“Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele.” (Mateus 21,43)
Tal profecia é reafirmada por São Paulo. Ele chama os cristãos romanos de origem pagã de “oliveira selvagem”, que foi enxertada no lugar dos “ramos cortados” (judeus que rejeitaram Jesus como Messias):
“Se alguns dos ramos foram cortados, e se tu, oliveira selvagem, foste enxertada em seu lugar e agora recebes seiva da raiz da oliveira não te envaideças nem menosprezes os ramos.” (Romanos 11,17)
E também em uma carta de São Pedro podemos aprender esta verdade (notem que “Babilônia” era como os cristãos dos primeiros séculos chamavam Roma):
“A igreja escolhida da Babilônia saúda-vos…” (1 Pedro 5,13)
Salve, salve Roma, é eterna a tua história!
O OBELISCO VATICANO
No centro da Praça de São Pedro, os cristãos podem ver e tocar em uma testemunha dos horrores do Circo de Nero: o Obelisco Vaticano, de 25 metros de altura.
A história desse monumento é fantástica. Trazido do Egito a mando de Calígula, ele fora colocado bem no meio do chamado de Circo de Nero (ilustração abaixo). Em seu topo foi fixada uma esfera de metal, que, dizem alguns, continha os restos mortais de Júlio César.
circo_nero
No século XVI, o Papa Sisto V decidiu exorcizar o Obelisco – afinal, tratava-se de um objeto de culto pagão – e transferi-lo para a frente da Basílica de São Pedro. Foi loucura total, uma verdadeira proeza da engenharia! Ao longo de um ano, reuniu-se a força de cerca de 900 homens e 150 cavalos para transportar e erguer o gigante de pedra, puxado por cordas de linho.
No topo, uma cruz contendo alguns fragmentos da cruz de Cristo foi colocada no lugar da esfera de metal. E assim, o monumento pagão tornou-se símbolo do reinado da cruz no Ocidente, da vitória da verdadeira fé sobre os falsos deuses e ideologias.
Hoje, em muitos lugares da Europa, o cristianismo perdeu o vigor, é como uma religião de museu. Em todo o Ocidente, os valores cristãos retrocedem, dando lugar a um mundo sem Deus. Nesse momento, os cristãos são chamados a viver e a pregar o Evangelho com radicalidade. Não temos o direito de sermos mornos! Peçamos ao Senhor a graça de honrarmos o sangue dos mártires da Igreja primitiva, que pavimentaram com amor e dor o caminho da fé pelo qual seguimos, cheios de esperança.
Fontes:
ROPS, Daniel. A Igreja dos Apóstolos e Mártires. Editora Quadrante, 1988.
FONTANA, Domenico. Della trasportatione dell’obelisco Vaticano et delle fabriche di Nostro Signore Papa Sisto V, fatte dal caualier Domenico Fontana architetto di Sua Santita : libro primo. In Roma : appresso Domenico Basa, 1590 (Esta obra sensacional, cujo autor é o arquiteto responsável pela transferência do Obelisco, é de domínio público e pode ser acessada em arquivo digital neste link).
http://ocatequista.com.br/archives/15722

OBS. Comentarios dos visitantes no O Catecista
William Gomes
Catequista, você esqueceu-se de acrescentar que a profecia de Cristo também é reafirmada por São Pedro em sua epístola:
“A igreja escolhida da Babilônia saúda-vos, assim como também Marcos, meu filho.” (1Pedro 5,13)
*Babilônia: codinome para a antiga Roma pagã.
Belíssimo post, mas #ficaadica.
- See more at: http://ocatequista.com.br/archives/15722#sthash.3qbwe1V5.dpuf

Augusto Paiva
Acrescente isto também, querida Catequista:
”A todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! Primeiramente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, PORQUE EM TODO O MUNDO É PRECONIZADA A VOSSA FÉ.” (Romanos 1,7-8)
Ou que tal esta:
”Saudai a todos os que vos guiam e a todos os santos. Os irmãos da ITÁLIA vos saúdam.” (Hebreus 13,24)
VIVA CRISTO REI! :)
- See more at: http://ocatequista.com.br/archives/15722#sthash.3qbwe1V5.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.