Milagre o Testemunho da Verdade

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Respondendo a um herege, sobre a existencia da Santa Igreja antes do 4º século




Acusação: A Igreja Catolica foi fundada no 4º secculo.

Resposta: Este herege estar afiramando que foi Constantino que fundou a Igreja Catolica, a Verdae é que antes de constatino vim a existir já tinha passado 32 papas antes dele nascer, e que seus antecessores perseguiu e matou  inúmeros bispos católicos. Bem vou mostrar que bem antes deste 4º seculo, já existia bispos e papas Catolicos apascentndo a Igreja do Senhor.

 Nada mais falso: 1 - Porque a Santa Igreja é chamada “Católica” desde o 1º século. (Cf. Santo Inácio, martirizado no ano 107, na sua Carta aos fiéis de Esmirna, nº 08) Esse termo significa “Universal”. Indica o fato de a Igreja ter-se espalhado rapidamente por todo o mundo; e, sobretudo, porque se destina à salvação de todos os povos. 2 - porque os fatos alegados pelos adversários como prova de que a Igreja se desviou em contato com o mundo, como (a) a mediação dos Anjos e Santos, (b) de Nossa Senhora, em particular, (c) o uso das sagradas imagens, estão contidos na Bíblia e na prática da Igreja primitiva.

10 - A Igreja chama-se também “Romana” por ter sido Roma a sua sede desde São Pedro, que foi aí martirizado no ano 64 da era cristã, durante a perseguição de Nero. Esse título Lhe é, pois, histórico e secundário.

11 - Só Ela possui a “Sucessão Apostólica”, ou seja, a transmissão nunca interrompida da missão e poderes que Cristo comunicou aos seus Apóstolos, e estes a outros, como o fizeram a Matias (Atos 1,20 a 26), a Paulo e Barnabé. (Atos 13,2-3) E São Paulo os transmitiu a Timóteo (2 Tim. 1,6), e a Tito (Tit 1,5), e estes, a outros. (1 Tim. 5,22; Tit. 1,5) E assim se realizou e se realiza a perpetuidade garantida por Jesus Cristo à sua Igreja até à consumação dos séculos (Mt 28,20). E essa realidade sobrenatural se opera sempre na Igreja Católica através da Sagrada Hierarquia, apesar das fraquezas humanas de seus representantes.
Na obra Adversus Haereses, Ireneu descreve a linha de sucessão apostólica de São Pedro a Santo Eleutério, o Papa de sua época. Em seus escritos, fica claro que a Igreja primitiva possuía um pastor universal, o bispo de Roma. E da Igreja de Roma provinha o conteúdo de fé com o qual todos os cristãos deveriam concordar.
3,2 – “Mas visto que seria coisa bastante longa elencar (…) as sucessões de todas as igrejas, limitar-nos-emos à maior e mais antiga e conhecida por todos, à igreja fundada e constituída em Roma, pelos dois gloriosíssimos apóstolos, Pedro e Paulo, e, indicando a sua tradição recebida dos apóstolos e a fé anunciada aos homens, que chegou até nós pelas sucessões dos bispos. (…)
“Com efeito, deve necessariamente estar de acordo com ela, por causa da sua origem mais excelente, toda a igreja,isto é, os fiéis de todos os lugares, porque nela sempre foi conservada, de maneira especial, a tradição que deriva dos apóstolos.”
3,3 – “Os bem-aventurados apóstolos que fundaram e edificaram a igreja transmitiram o governo episcopal a Lino, aquele Lino que Paulo lembra na epístola a Timóteo. Lino teve como sucessor Anacleto. Depois dele (…), coube o episcopado a Clemente, que tinha visto os próprios apóstolos e estivera em relação com eles, que ainda guardava viva em seus ouvidos a pregação deles e diante dos olhos a tradição. (…)
“Eleutério, em décimo segundo lugar na sucessão apostólica, detém o pontificado. Com esta ordem e sucessão chegou até nós, na Igreja, a tradição apostólica e a pregação da verdade. Esta é a demonstração mais plena de que é uma e idêntica a fé vivificante que, fielmente, foi conservada e transmitida, na Igreja, desde os apóstolos até agora.”
Ireneu de Lyon, em Adversus Haereses. Fonte: Veritatis Splendor. Testemunhos Patrísticos sobre a sucessão apostólica.

Esse é o documento mais antigo que usa a expressão “Igreja Católica”. O segundo mais antigo é de um certo Marcião, irmão da igreja de Esmirna, escrito lá pelo ano 150. Ele relata para a igreja de Filomélio como se deu o martírio de São Policarpo, que era discípulo de João e bispo de Esmirna:
“A Igreja de Deus que vive como estrangeira em Esmirna, para a Igreja de Deus que vive como estrangeira em Filomélio e para todas as comunidades da santa Igreja católica que vivem como estrangeira em todos os lugares.”
- O Martírio de Policarpo. Texto da igreja primitiva de Esmirna, escrito lá pelo ano 150
Mas será que podemos botar fé nesse documento? O renomado historiador Jacques Lebreton garante que sim: “O historiador das origens da religião cristã não poderia desejar um texto mais autorizado” (J. Lebreton, Histoire du dogme de la Trinité, t. II, Paris, 1928, p.200). Aliás, esse texto foi lido e altamente recomendado em um culto evangélico pela pastora e cantora golpel Ana Paula Valadão.
Bem a Igreja que Nero tocou fogo e perseguiu foi a Igreja que estar em Roma, bem antes do 4 século, no mas vou colocar abaixo textos dos pais da Igreja, dando testemunho da Igreja Católica, não vou colocar todas seria demasiado longo.
CARTA DE INÁCIO DE ANTIOQUIA – Aqui, Inácio de Antioquia, bispo e mártir, em sua epístola à Igreja de Smirna ele se refere à Igreja de Cristo chamando-a de IGREJA CATÓLICA:
“Considerai legítima a EUCARISTIA [missa] realizada pelo bispo ou por alguém que foi encarregado por ele. Onde aparece o bispo, aí esteja a multidão, do mesmo modo que onde está Jesus Cristo, aí está a IGREJA CATÓLICA” (Inácio de Antioquia, bispo cristão martirizado por volta de 107 d.C. por sua fidelidade a Cristo – Carta aos Esmirniotas cap. 8).

CÂNON DE MORATORI – Escrito por volta de 150 d.C. este documento se refere à igreja primitiva com o nome de IGREJA CATÓLICA:
“Deve-se, entretanto, reconhecer uma só Igreja, disseminada por toda a terra. João também, no Apocalipse, embora escreva só para as sete Igrejas, fala para todas. As cartas a Filemon, Tito e as duas a Timóteo, se bem que tenham sido redigidas por amor (a essas pessoas), não o foram menos para a honra da IGREJA CATÓLICA e para organização da disciplina eclesiástica. Há em circulação também uma epístola aos Laodicenses e uma aos Alexandrinos, escritas sob o nome de Paulo em favor da heresia de Marcião, e certo número de outras, que não podem ser aceitas na IGREJA CATÓLICA, porque não convém misturar o fel e o mel”.(Cânon de Muratori escrito por volta de 150 dC).

São Clemente de Alexandria, Miscellanies 7, 17, 107, 3 (202 d.C).
"Do que foi dito, então, parece-me claro que a verdadeira Igreja, a que realmente é venerável, é uma; e nesta são membros todos aqueles que, de acordo com o plano são justos... Dizemos, portanto, que na substância, no conceito, na origem e na eminência, a venerável Igreja Católica está sozinha, ajuntando como pode na unidade que resulta da aliança familiar".

“Eu, porém, posso mostrar o troféu dos Apóstolos [Pedro e Paulo]. Se, pois, quereis ir ao Vaticano ou à Via Ostiense, encontrarás os troféus dos fundadores desta Igreja” (Discursocontra Probo – Caio presbítero de Roma, + ou – 199 d.C). Eusébio também trata deste escrito em HE II,25,7.
“Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo” (Orígenes, +253, conforme fragmento conservado na HE, III,1)

Cipriano (200-258)
“atrevem-se estes a dirigir-se à cátedra de Pedro, a esta igreja principal de onde se origina o sacerdócio… esquecidos de que OS ROMANOS NÃO PODEM ERRAR NA FÉ

O porque a Igreja ser em Roma e não mas em Israel.



1º Foram os hebreus  que matou o filho de Deus e por isto a administração da vinha foi passada para os Romanos.  Por isso vos digo: ser-vos-á tirado o Reino de Deus, e será dado a um povo que produzirá os frutos dele”.
45 Ouvindo isto, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus compreenderam que era deles que Jesus falava.
46 E procuravam prendê-lo; mas temeram o povo, que o tinha por um profeta.  Mateus 21, 33 - 43.45-46.


Segundo as Escrituras a Sede do Reino de Deus foi confiado especificamente à Igreja Romana.

ROMA FOI ENXERTADA NO LUGAR DE ISRAEL.
SÃO PAULO DIZ À IGREJA ROMANA:
Romanos 11,17: “Se alguns dos ramos foram cortados, e se TU, oliveira selvagem, FOSTE ENXERTADA EM SEU LUGAR e agora recebeste seiva DA RAIZ da oliveira”.
Tão grande é a responsabilidade colocada nas mãos desta Igreja que o Apóstolo disse:
Romanos 11,19: “Dirás, talvez: ‘os ramos foram cortados para que eu fosse enxertada’”.



A Igreja tinha que ser em Roma,  não poderia ser mais em Jerusalém, pois os judeus não quiseram o EvangelhoSão João 12,37 ''Embora tivesse feito tantos milagres na presença deles, não acreditavam nele'' E perseguiam a Igreja.
1Ts 2,15: ''AQUELES JUDEUS que mataram o Senhor Jesus, que nos perseguiram, que não são do agrado de Deus, que são inimigos de todos os homens''

Por isso a Igreja de Deus tinha que ser EM ROMA e não mais em Jerusalém confirmando a profecia de Oséias(Os 2,25) citada na epístola de São Pedro (1Pd 2,10) 10. Vocês que antes não eram povo, agora são povo de Deus; vocês que não tinham alcançado misericórdia, mas agora alcançaram misericórdia.
Atos 23,11 ''E, na noite seguinte, apresentando-se lhe o SENHOR, disse: Paulo, tem ânimo! Porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em ROMA'' O livro de Atos só termina quando se chega ao destino que Deus quer para sua Igreja (Atos 28,14-31).


São Pedro confirma que a Igreja é realmente está que se encontra em Roma desde quando Roma era dominada pelos Imperadores maus, desde quando era uma Babilônia, mas que essa Babilônia caiu diante da fé em Cristo através da Igreja Católica.
I SÃO PEDRO 5:12. Por meio de Silvano, que considero um irmão de confiança junto a vós, envio esta breve carta, para vos exortar e para atestar que a verdadeira graça de Deus é esta, na qual estais firmes. 13. A Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, meu filho.


O que Significa a palavra Católica no Dicionário?"Refere-se ao todo", "partindo do todo", "completo". Perfeito, abrangente, universal. Totalidade a que nada falta. Sentido teológico. Na Patrística encontramos, pela 1.ª vez em Inácio de Antioquia, (PESQUISE NO GOOGLE SOBRE SANTO INÁCIO NASCIDO EM 35 d.C ) ele para designar a Igreja: disse "Onde quer que se encontre o bispo deve encontrar-se a comunidade, assim como onde encontra-se a comunidade, assim como onde está Jesus Cristo está a Igreja Católica". Igreja católica significa à igreja que abrange a perfeição de Jesus Cristo, a plenitude, a totalidade, que consiste na vida em graça e na doutrina da revelação.

O QUE TÊM NA BÍBLIA SOBRE A UNIVERSALIDADE=CATÓLICA?
(Atos dos Apóstolos 3,21) É necessário, porém, que o céu o receba até os tempos da restauração universal, da qual falou Deus outrora pela boca dos seus santos profetas. (Hebreus 1,2) Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. (Hebreus 12,23) da assembleia festiva dos primeiros inscritos no livro dos céus, e de Deus, juiz universal, e das almas dos justos que chegaram à perfeição


COLUNA E SUSTENTÁCULO DA VERDADE

“Todavia, se eu tardar, quero que
saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade”. (1Tm 3,15)
“Onde está Cristo Jesus, está a Igreja Católica.”(Inácio de Antioquia. Carta aos Erminenses 8,2)
Cipriano (200-258): “atrevem-se estes a dirigir-se à cátedra de Pedro, a esta igreja principal de onde se origina o sacerdócio… esquecidos de que OS ROMANOS NÃO PODEM ERRAR NA FÉ”.(Epist. 59,n.14, Hartel, 683) Para Cipriano, Roma é “a matriz e o tronco da Igreja católica”. Ver “A Igreja, a Reforma e a Civilização” em:
http://igrejareformacivilizacao.blogspot.com/2010/04/indice-geral.html
tratado De Habitu virginum [C. 10] que é, sem dúvida é anterior a De Unitate, Cipriano diz:“Pedro também, a quem o Senhor recomenda suas ovelhas para serem alimentadas e protegidas, sobre quem ele colocou e fundou a Igreja…”( tratado De Habitu virginum [C.10] )

CARTA AOS QUE ESTÃO EM ROMA
ROMANOS 1,7. “a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo!” ROMANOS 16,20“O Deus da paz em breve não tardará a esmagar Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco!” (Rm 16,20)


Mas a minha Igreja Santa Unica Católica e Romana. a bíblia fala ela ser fundada pelos próprios Apóstolos, por Ordem do próprio Jesus. edificada pelo Espirito Santo.


Atos 23,11: “Na noite seguinte, aproximou-se dele o senhor e lhe disse: ”Tem confiança! Assim como deste testemunho de mim em Jerusalém, É PRECISO que testemunhes também em ROMA!”.
O livro só termina quando se chega ao destino direcionado por Deus. Começa em Jerusalém e finda com a chegada do Apóstolo em Roma.
A partir de Atos 28,14-28 mostra a chegada de São Paulo na cidade e no penúltimo e último versículo vemos que ele pôde se estabelecer e disseminar o Evangelho na sede da casa de Deus.
At 28,30-31: “Paulo morou dois anos numa casa alugada, vivendo às custas de seu próprio trabalho. Recebia a todos que o procuravam, pregando o reino de Deus, com toda a coragem e SEM OBSTÁCULOS [...]”.
O livro termina com a chegada do Apóstolo, e a Bíblia segue com sua primeira carta apostólica obviamente aos Romanos.
Até a comunidade hebreia estava debaixo da autoridade de ROMA, isso é claro na carta endereçada aos Hebreus, a qual foi escrita da Itália.
Hb 13,24: “Os irmãos da Itália VOS SAÚDAM”.
Somente através da IGREJA ROMANA a unidade de Cristo atingiu as NAÇÕES. Roma era a base do mundo gentílico sendo a única localidade a que São Paulo se refere usando o termo “NAÇÕES”.
Rm 15,10: “Alegrai-VOS, NAÇÕES, com o seu povo” (Dt 32,43).
Rm 15,11: “Louvai ao Senhor, NAÇÕES TODAS, e glorificai-o, TODOS OS POVOS” (Sl 116,1).
Somente a IGREJA ROMANA congrega TODOS OS POVOS.
Is 56,7: “MINHA CASA será chamada casa de oração para TODOS OS POVOS” (Mt 21,13).
A profecia da unidade de Cristo se confirma apenas na Igreja Romana.
Rm 15,12: “Isaías também diz: Da raiz de Jessé surgirá um rebento que governará as nações; nele esperarão as nações” (Is 11,10).
A NENHUMA OUTRA LOCALIDADE NA BÍBLIA SE USA O TERMO “NAÇÕES”
Segundo as Escrituras Roma é a base cristã de todas as comunidades gentílicas. São Paulo usava o termo “GENTIOS” na 2ª pessoa se referindo à Igreja Romana.
Rm 11,13: “Porque, CONVOSCO FALO, GENTIOS[...]”.
Rm 15,10: “E outra vez diz: Alegrai-VOS, GENTIOS, com o SEU POVO”.
Disse São Paulo:
Rm 16,4: “[...]E isso LHES agradeço, não só eu, mas também TODAS as IGREJAS DOS GENTIOS”.
Inclusive outras comunidades do Império eram citadas na carta aos Romanos: Roma – Centro do Império (Rm 15,24 e 28), Ilírico (Rm 15,19), Macedônia e Acáia (Rm 15,26), Cencréria (Rm 16,1). No final dos tempos satanás será esmagado sob os pés de uma única Igreja, Católica Apostólica e Romana.
São Paulo diz à ela: “O Deus da paz em breve não tardará a esmagar Satanás debaixo dos VOSSOS PÉS” (Rm 16,20a).
Obs: O termo “VOSSOS PÉS” SÓ É DITO à Igreja Romana, na carta aos Coríntios é dito “SEUS PÉS” (1Co 15,26), ou seja , os pés de Cristo e os pés da Igreja Romana são os mesmos, pois a Igreja Romana é o corpo de Cristo”


E a respeito  de nós Catolicos adoramos a Deus no domingo, não tem nada com adoração ao deus Sol que realmente os pagãs adoravam no domingo, nem muito menos foi Constatino que introduzio esta pratica entre os Cristãs, pois também  os Cristãos separadamente adoravam ao Deus verdadeiro Jesus Cristo no domingo, e logo os pagãs convertidos virão que a unica luz do mundo é Jesus.Pois o dia do senhor foi o dia que ele ressuscitou, e vemos as escrituras afirmar que os Cristão desde o primeiro seculo guardavam o domingo,

O dia da ressurreição de Cristo (o domingo) foi para os primeiros cristãos o cumprimento da palavra profética do Antigo Testamento, onde o Messias, depois de ser rejeitado por seu próprio povo, se converteu em uma pedra angular da Igreja e nos traria a libertação do pecado e da morte:

“A pedra rejeitada pelos arquitetos tornou-se a pedra angular. Isto foi obra do Senhor, é um prodígio aos nossos olhos. Este é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade.” (Salmo 128, 22-24)

Veja as Sagradas Escrituras afirmando que os Cristãos se reunião no domingo.  “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão…” (Atos 20,7) o que vem a sua cabeça com fração do pão, é o que fazemos na missa a 2 mil anos. bem antes de constantino vim a existir já tinha passado 32 Papas e milhares de bispos Católicos, deixaram escritos na historia que qualquer historiador sabe, se quiser pesquise sobre estes artefatos que provam que  Igreja Católica foi fundada por São Pedro e Sao Paulo, alem do mas vc deve saber que todas as Igrejas da grecia fundadas por Paulo e que ainda existe hoje são Católicas, a ortodoxia se separou mas todas tem o mesmos costumes e doutrinas, logo a Igreja Católica não inventou nada apenas mantéu tudo como já era no passado a sã doutrina. E são nos tempos de hoje que aparece novas doutrinas, veja as 7 Igrejas da Asia todas Católicas e províncias Romanas. por Exemplo a Igreja da Antioquia que a bíblia fala ate hoje é Católica. a sua Igreja só veio a existir agora não passa de uma seita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.