Milagre o Testemunho da Verdade

quarta-feira, 3 de junho de 2015

A Graça que nos foi dada





Vamos tentar entender um pouco sobre  a graça para entender que ela não se trata apenas de um favor imerecido,   favor amoroso ou dom gratuito de Deus.  veremos que a graça é o próprio Deus que se dar a ser experimentado, Sendo a maior graça o próprio Cristo. a graça ela é dada gratuitamente mas só é eficaz ao seu fim, aos que não colocaram obstáculos a ação da graça, são aqueles que são doces as propósitos divinos, são levados a santidade e são salvos. a graça nos é dada sem merecimento  da lei e suas obras, porem no caminho estreito da salvação que é Cristo, são os obedientes a Deus que se salvam.

Em toda as escrituras, veremos que não existe outra criatura tão cheio da graça como Nossa Senhora, e que as atribuições feitas nas sagradas escrituras em  ela estar cheia da graça, são atribuições que também são feitas ao próprio messias que é Deus. então entre as criaturas esta afirmação é feita apenas a Maria, já que só Deus é Divino e fonte de toda a graça, e Maria a unica que estar cheia dela.


São João, 1. 14. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.


Tu és bondoso e perdoador, Senhor, rico em graça para com todos os que te invocam. Salmos 86:5


O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. 
Lucas 2:40

Ele zomba dos zombadores,
mas concede graça aos humildes. 
Provérbios 3:34

Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. 
Lucas 2:52

Nestes versículos, não podemos traduzir, que a graça é favor imerecido ou que cristo recebeu a graça sem merecer, pois ele é a própria graça. Então a graça não quer dizer apenas favor imerecido pois depende do contexto da pessoa e do tipo de graça, o  porque da graça recebida. Pois á tipos de graça e muitas delas é por merecimento. Ninguém vai ao inferno sem merecer, mas o que difere aqueles que merecem o céu dos que não.  Veja quando aceitamos a Cristo nós nos  tornamos merecedor:  do que ? da própria graça. Veja a fé é uma graça, e a traves dela conquistamos merecimentos, mas vc pode perguntar como: vejamos ela nos dar á possibilidade de fazer a vontade de Deus, POIS SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADÁ-LO. Então a fé nos dar força a fazer a vontade do nosso senhor, mas se sou rebelde, sou semelhante ao diabo que também crê e estremece. mas vc pode dizer que a salvação é gratuita e que sem o merecimento somos batizamos recebendo a  graça que nos chama a santidade.  porem durante a travecia  do caminho da vida, são os que se deixam serem levados por Deus, que são dignos e escolhidos e isto é por terem criado méritos por ter feito a vontade de Deus a qual a graça os chamou, por isto vem o merecimento de receber a coroa da vida.  já os que rejeitam a graça permanecendo no pecado, merecem o fogo eterno, por ter resistido a ação do espírito santo, que os chamava a santidade, que os chamava a permanecer no amor de Cristo, que os chamava  para toda boa obra. Por isto por merecimento recebe cada um segundo a justiça de Deus.

Assim como estar escrito em  São Mateus, 25- 31 a 46,  que aqueles que fizeram as boas obras ao próximo com amor, fizeram ao próprio Cristo. quando  Deus dará ordem aos anjos para separar aqueles  que quando ele necessitou, quando esteve nu, preso, com fome, com sede e o  ajudou, são aqueles que fizeram aos pequenos de Cristo. Mas os que dizem que tem fé em Deus e fizeram o contrario disto, deles é o fogo do inferno junto com o diabo e seus anjos.


Veja: A graça  ninguém foi mas cheia dela do que Maria, mas cheio da graça do que ela só Deus que é a própria fonte e essência. Não vemos  outro personagem bíblico cheio da graça como Maria. como já disse anteriormente esta afirmação de estar cheio da graça é dito também a respeito do messias, que é o próprio Senhor, mas entre as criaturas as escrituras narra apenas Maria.

Veja: Maria é apenas uma Criatura e em nada se compara a Deus nem no mínimo átomo. Mas entre as criaturas que Deus criou nem profetas, anjos e santos, estão cheios da graça como ela, nenhuma criatura estar tão próximo de Deus como Maria, ninguém teve no próprio ventre gerando o próprio Deus. ninguém foi a verdadeira arca da aliança como Maria. Nem o próprio universo pode suportar o tamanho e a grandeza de Deus, mas ele coube na pequena e humilde  criatura de nome Maria. E pelo seu infinito poder olhou para terra e a ninguém viu mas digna do que ela. Deus que na sua gloria não tem para mas a onde subir pois a maior gloria é a sua, desceu e se fez carne como nós, entrou por uma porta que é Maria. Veja nada pode caber a grandeza de Deus só ele é divino, mas ele por completo se instalou em Maria, por isto não a outra criatura que é dita cheia da graça. Então me diga a outra coisa maior que Deus, a outra coisa melhor do que Deus, a outra graça maior que Deus, não claro que não, mas Deus  fez-se tão pequeno ao ponto de ser amamentado por sua mãe, e aos cuidado de uma mãe deixou-se ser amado e cuidado. Por 30 anos Jesus menino, rapaz, adulto aos cuidados da sua mãe esteve isto é uma historia familiar, Jesus com sua mãe que antes do mundo ser formado, já a conhecia. Já antes de Adão cair, ele viu sua mãe nascer, pois ele é Deus, e já  a ela amou antes do mundo ser formado.

Quando o Anjo se apresentou a  Maria, vemos que é a primeira vez que um anjo faz uma saudação de inclinação ou de reverência, pois tanto a palavra Salve ou Ave, exprime os mesmos significados, a palavra Ave era  usada para referenciar os imperadores, reis e  autoridades da época. tanto uma como outra  são palavras que exprimem respeito como  reverencia. pois o Anjo vendo em Maria a mãe do seu próprio senhor, fez com humildade a saudação Ave (Salve)  cheia de graça; o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres".


A graça gratuitamente é nos dada, e no uso do livre arbítrio a rejeitamos, no mesmo modo  no uso do livre arbítrio deixamos ser levados por ela. em um dos casos somos salvos em outro somos condenados. já que é pelo livre arbítrio e no uso da razão, da inteligência que usamos a nossa vontade para fazer a vontade de Deus, é nisto que estar o merecimento de ir para o céu, ou para o inferno. Portanto sem merecimento somos chamados e convidados para o reinos dos céus. mas é por merecimento que somos salvos, não que por si só podemos fazer a vontade do pai, mas porque  deixarmos  ser levados pela ação da graça para toda boa obra que vem de Deus, permanecendo assim no amor de Cristo a qual todos foram chamados.

Não que  com isto, muitos pecadores estão condenado, não. Pois devemos lembrar que a misericórdia de Deus é infinita e que sua justiça é do mesmo tamanho  e julgará cada um segundo suas obras. sabe-se que muitos pecam na ignorância  e Deus aproveita-se no que eles conhecem sobre a verdade para os levar para a catolicidade de sua Igreja. para que sejam salvos e tudo isto é pela ação da graça. só Deus para julgar cada um segundo suas obras, cada um deve fazer um exame de consciência para se reconciliar com Deus. vejamos mas versículos  sobre a graça.


Efésios, 1. 4 e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos.

Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça. 
João 1:16

Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. 
Hebreus 4:16







Certo dia um protestante para tenta diminuir como já é de costume, para tenta diminuir as qualidades que a palavra de Deus exprime sobre nossa senhora, resumiu de uma  forma maldosa e tendenciosa que a graça de Deus em relação a saudação do anjo para Maria em ela estar cheia da graça  se resumi apenas ao imerecimento do favor Divino. Mas veremos que a palavra Graça não exprime uma palavra em partícula mas sim uma palavra nova de varias verdades que se relacionam  ao amor divino, que por se tratar de algo tão grande e particular de Deus, poucas palavra são insuficientes para falar deste mistério.



Veja podemos dizer que a graça, exprime tudo que vem da parte de Deus, sua misericórdia, justiça, seu amor, a graça é o céu na terra. Em relação a Maria a palavra de Deus diz  "Ave Maria, cheia de graça; o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres".  Não poderia se resumir ao favor imerecido e depois o anjo dizer bem aventurada sós vos entre as mulheres, não existe uma palavra no hebraico que possa  se encaixar perfeitamente para  esta manifestação do amor Divino, alias não existe esta palavra no hebraico, quando no velho testamento é dito que Noé encontrou graça diante de Deus, os tradutores usaram esta palavra por ela se encaixar perfeitamente a esta realidade, pois no original a tradução seria simpatia, preocupação, zelo que embora que se  combinem a tradução que  Noé encontrou simpatia aos olhos de Deus. Esta tradução não condiz com a total realidade que implica esta revelação, compreendendo o que significa a graça de Deus, entenderá o porque. Para que  e assim tenha sentido a tradução da palavra ao seu sentido original do autor divino, podemos dizer que ele encontrou zelo diante de Deus, mais estar claro que não exprime no total o que  realmente significa esta palavra, simplesmente por ela ser usada nos evangelhos em relação a muitas verdades como a santificação, a misericórdia, a obediência, os dons do espírito santo, na própria graça de Deus  que mantem o homem na inclinação para as coisas do alto.  Sobre esta Graça o anjo diz que Maria estar cheia. E não se encontra em nenhuma das escrituras outra criatura que teve estas atribuições. é como se as criaturas as receberam com medida isto é que o pecado os impediu de receber a graça sem medida. Mas Maria por algum modo dos favores divinos recebeu esta graça abundantemente pois ela é a única a ser chamada pela palavra de Deus cheia da graça, isto estar claro que é por ela nascer sem pecado, pelos méritos infinitos de Cristo, para Cristo nascer sem o pecado, pois o pecado é transmitido pelo gênero humano, e assim Maria foi salva por Deus  por causa de Cristo pois a condição humana que é dos nascido de mulher, e esta condição por vontade de Deus Pai Jesus receberia da parte de Maria. assim para não contaminar o  fruto  que é Cristo Maria nasceu sem pecado.

Veja no hebraico não existe a palavra Graça, e sim no latim e no grego,  mesmo embora que a Graça é um dom de Deus, gratuito, sem merecimento, a tradução de favor imerecido não exprime fielmente tudo que significa esta palavra, pois ela significa alem disto varias atribuições que vem e são do próprio Deus. É muito difícil traduzir com precisão palavra em hebraico, pois muitas das palavra contem vários significados, por isto a palavra Graça nasceu para expressar melhor o original hebraico, exemplos no velho testamento. Ex 3,21: “Darei a este povo a boa Graça dos egípcios” Ex 11,3: “O Senhor fez com que o povo encontrasse graça” Pr 1,9: “Formoso diadema, diadema de Graça”. No texto original em hebraico é utilizado para expressar formoso e graça a palavra HEM que são utilizadas para as duas palavras, isto foi utilizado para transmitir a idéia de uma coroa (diadema) que causa admiração por sua beleza. (sempre é bom lembrar o valor da beleza no plano da salvação, pois a beleza, aquela que não é purpurina, conduz ao Senhor de toda beleza).

Sb, 3,9: “(…) pois Graça e misericórdia são para seus santos”. {nesta afirmação Bíblica, a palavra HEN, traduzida por Graça, tem o sentido de favor}. Para entender melhor sobre como foi  e quem foi e como se deu a introdução da palavra Graça leia sobre a Tradução dos Setenta aqui. E para ficar ainda mas nítido o significado da Graça é importante ver como e quando ela é  usada nas escrituras. Assim ficar evidente que ela é usada tanta para falar dos favores divinos, como características do próprio Deus, como ela estar relacionada a bondade divina, e a obediência dos seus servos, a sua misericórdia e bonde, a sua justiça ao seu amor. Vemos quanto maior foi  o pecado, maior foi a graça de Deus que concedeu o perdão, vemos que quanto maior a obediência maior é a graça e sua eficacia na santificação do homem, e é  a obediência que nos matem em estado de graça. fomos chamados a sermos santos e vemos que é a graça que nos matem em santidade, e  é em estar no estado de graça que se pode entra no Reino dos Céus. a qual sem a obediência e santidade  ninguém verá a Deus, isto estar claro que para permanecer na graça, para permanecer no amor de Cristo, para ser salvo devemos fazer a vontade do pai, pois nem todos que dizem senhor serão salvos. Mas sim todo aquele que faz todo a vontade do pai que estar no céu, assim vemos que pela desobediência em aceitar a fazer e viver no pecado, somos separados da gloria de Deus, e pela graça somos chamados a obediência, a contrição ao arrependimento,  e por causa dela podemos permanecer nesta obediência que é viver no amor, permanecer do amor de Jesus. isto não nos dar o direito de pecar, e sim a possibilidade  de se reconciliar com Deus.

Veremos como as escrituras se expressa em relação a Graça, podemos observar como ela é cheia de significados. exemplos nas escrituras: Ex 34,6-7 Deus de ternura e piedade, lento para a cólera, rico em graça e fidelidade. Veja características atribuídas a Deus, rico em graça, saiba que Deus é a própria graça que se dar a espirimentar, vemos que o anjo atribui a Maria em estar cheio da graça pois esta graça vem da parte de Deus e é o proprio Deus.  Assim a graça não exprime apenas um sentindo ou qualidade única, mais muitas qualidades e sentidos que a bíblia a relaciona, a graça de Deus manifesta a sua aliança com o homem. como também  podemos dizer que a graça traz consigo a vida intima do grande mistério da Santa Trindade. Gratuitamente o homem  foi criado para estar em plena comunhão com Deus, o homem foi criado para amar a Deus e ser eternamente feliz pois Deus é a própria felicidade, o homem perdeu esta comunhão por livre escolha e vontade, não podemos por nós mesmo restabelecer a esta amizade perdida com Deus. Ela só pode ser restabelecida por um ato livre da vontade divina. por isto e  assim o verbo encarnou, a onde o pecado abundou, assim a Graça sobre abundou e o  próprio céu desceu, a maior graça que o mundo recebeu foi Jesus, e esta Graça desceu no ventre de Maria, não foi sem razão que o anjo diz que Maria estar cheia da graça. Os santos a Igreja os venera e nos dar seus exemplos porque eles não colocaram obstáculos a ação da graça foram dóceis ao dom de Deus: neles evidencia  o modelo de uma  alma humana quando não coloca resistência a ação  do Espírito Santo, quando a graça os chama a fazer a vontade do pai, os santos são exemplo de pessoas que se colocam inteiramente ao desígnios de Deus, fazendo com que a graça os leva para o caminho reto e santificação, são pessoas que são dóceis ação divina, se tornando verdadeiro amigos do altíssimo restabelecendo assim a comunhão que foi uma vez perdida pela desobediência, se tornando assim da família de Deus, a que todos são chamados. Outra coisa não é senão o fruto pleno da graça, que no seu desenvolvimento harmônico alicerça as grandes virtudes cristãs.


Assim podemos ver  que a graça, é o próprio Cristo, o próprio Deus, pois Deus é a própria bondade, Deus não faz nada mau, tudo que Deus criou é bom, assim em Gêneses diz e viu Deus que era bom, Deus é a própria felicidade, a essência de toda bondade, assim ninguém fará algo realmente de bom  sem ser da parte de Deus, por isto todas as boas obras vem da parte de Deus e é a graça que dar a possibilidade do homem se inclinar a fazer todo a boa obra, a fé é uma graça que sem a qual é impossível agradar a Deus. o evangelho que alimenta a fé. os dons é ação  da graça  é o céu agindo, Deus agindo, desta forma resistir a ação da graça é resistir ao próprio Deus, assim a verdadeira graça que nos é dada é o próprio Deus. O homem que resistir a ação da graça se  torna impossível de agradá-lo, perdendo assim sua salvação por livre escolha e vontade. Assim quando o anjo diz que Maria estar  cheia da graça é o mesmo de dizer de estar cheia de Deus, não é por acaso que ele diz o senhor é contigo. A Graça é ação do amor divino, o anjo diz que Maria estar cheia dela. das muitas graças que Deus nos enviou ao mundo salvar  a Igreja é uma delas a Igreja é corpo de Cristo, logo a Igreja também é Graça de Deus que colocou no mundo ela é  a noiva limpa e adornada e fiel ao seu esposo, agiu docilmente a ação da graça, sendo uma luz no mundo para iluminar os que estão em trevas, é o sal do mundo instrumento de salvação, sendo assim uma graça física e espiritual de Deus vivo de Deus verdadeiro.  a Graça manifesta em uma só palavra tudo isto e  muitas outras coisas, e o que é relevante dizer é que ela não é apenas aquela palavra que o herege quis afirma para diminuir a pessoa de Maria, pois Cristo a imagem física de Deus, Jesus é Deus conosco, Jesus é o próprio céu, ele desceu do céu e se fez carne no ventre de Maria, gerado pelo Espírito Santo, veja o próprio Deus dentro de Maria,  o próprio céu dentro de Maria, quem pode atribuir  as qualidades divinas, todas as palavras são pequenas para exprimir tão grande realidade, e entre todas as palavras as escrituras diz que a palavra é  a graça, e que Maria estar cheia dela, assim o anjo diz Cheia da graça,  pois quem teve Deus por completo dentro do seu ser, Deus filho dentro de Maria, Espírito Santo gerando o filho, a sombra do altíssimo sobre Maria, a Santa Trindade o próprio céu em Maria, digo não só o anjo como todo os Católicos e obedientes a Deus Maria é cheia da graça o senhor é convosco bendita sois vos entre as mulheres, e repito também bendito seu fruto do vosso ventre que é Jesus. Santa Maria mãe de Deus, que o sim a Deus pai falou, e o céu cantaram de alegria, nascerá para o mundo o salvador, das graças de Deus para o mundo maior que a, da mais perfeita e humilde das criaturas Deus filho dela nasceu, para assim o mundo salvar.

A graça de Deus é um mistério, que a consciência humana e os bem aventurados passaram toda a eternidade para contemplara, agora recebemos a graça sob medida, uma vez salvos no céu, não se poderá medir, nesta vida  podemos perguntar o que é  e como é receber esta graça de Deus sem medida, que Deus agora não importando a gravidade dos nossos pecados, mesmo grande sendo o pecado, maior é a graça de Deus, pois se necessário foce passaria pelo céu, á sub abundante a superar todos os pecados do mundo, e assim foi na plenitude dos tempos, como uma prova de amor veio como ela é ao infinito, ao ponto de Deus filho morrer por nós na Cruz tornando a reparação dos nossos pecados, se possível foce seria perdoado ao infinito, mas a maldade do homem não é  maior do que o amor de Deus,  pois maior é a graça de Deus que os pecados do mundo todo. tendo como a única barreira do  homem receber esta graça, é o suicídio do pecador em rejeitar a graça de Deus até a morte.

Santa Maria, é a Nossa Senhora das Graças, que  das muitas graças que Deus tem enviado, Nossa Senhora é a porta segura por onde se passa todas as graças de Deus, pois a maior graça que nos veio passou por estar porta Jesus Cristo nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.